Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/07/2011 - 09:24

Fórum apresenta Lixo Zero como alternativa para gestão de resíduos

Evento na capital paulista debaterá Nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, projetos e possibilidades de reaproveitamento de resíduos para geração energética.

A gestão de resíduos Lixo Zero será debatida por especialistas e executivos que trabalham neste setor. O tema fará parte de uma conferência do Fórum Nacional de Aproveitamento Energético de Resíduos (Enerwaste), que está sendo realizado em São Paulo (SP), entre 26 e 28 de julho terça s quinta-feira). No evento, o engenheiro Rodrigo Sabatini, presidente da Novociclo Ambiental, especializada em gestão de resíduos e idealizadora do programa Lixo Zero, mostrará como é possível as organizações lucrarem e se beneficiarem através da adoção do conceito.

O tema vem ganhando cada vez mais espaço em todo o mundo e tem como foco contribuir na diminuição da quantidade de lixo destinada aos aterros sanitários. Para isso, preconiza a mudança de hábitos tanto no consumo quanto no descarte dos materiais. “Só é lixo aquilo que é sujo e jogado fora. Os materiais limpos e separados de forma adequada transformam-se em resíduos, que podem ser reutilizados ou reinseridos nos processos produtivos”, explica Sabatini.

Enquanto os métodos tradicionais de reciclagem perdem cerca de 25% dos materiais encaminhados, por estarem sujos ou serem armazenados de forma inadequada, a metodologia criada e implantada pela Novociclo Ambiental tem 99% de eficiência no processo de reciclagem. Tudo o que não é aproveitado é reinserido no processo produtivo ou no próprio ambiente, com criatividade, envolvimento social e inovação. Estas mudanças de comportamento garantem retornos positivos tanto para a imagem dos negócios, quanto para a saúde financeira do local. O uso racional de materiais antes descartados já é aplicado em condomínios, supermercados, escolas, agências de turismo e empresas. Também pode ser implementado em órgãos públicos e em diferentes setores da indústria e comércio.

O programa vem ao encontro do que estabelece a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Sancionada em dezembro passado, traz normas referentes à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos. Cada pessoa, empresa, condomínio, indústria ou comércio é responsável pela destinação adequada dos resíduos produzidos, sob pena de sofrer restrições e pagar multas. “Cumprir a lei é uma tarefa que exige antes de tudo educação e comprometimento com a sociedade, uma vez que trata da destinação adequada dos materiais que utilizamos e precisam ser destinados para algum lugar. Agir de forma responsável, significa dar o melhor destino possível, fazendo com que tudo possa ser reintroduzido na cadeia produtiva”, destaca Rodrigo Sabatini, engenheiro e presidente da Novociclo Ambiental, especializada em gestão de resíduos.

Programa Lixo Zero - Dar condições para que cada pessoa possa agir de forma a diminuir seu impacto sobre o planeta é a proposta do projeto Lixo Zero. O programa é baseado nas premissas: reduzir, reutilizar e reciclar. Prevê que materiais, muitas vezes descartados no lixo comum ou levados para reciclagem sujos e misturados, dificultando seu reaproveitamento, sejam encaminhados para usinas e fábricas que os utilizam como matéria-prima.

Engloba ações de educação ambiental, design, marketing e logística. Para que o reaproveitamento seja feito de forma limpa e eficiente são fabricados móveis especiais, com nichos exclusivos para cada tipo de material e adequados conforme cada ambiente. Eles permitem dispor os materiais de forma organizada, eliminar a imagem das lixeiras e o mau cheiro. Antes, os resíduos devem ser previamente separados e limpos. A destinação adequada dos resíduos gerados é realizada pela Novociclo, que também encaminha materiais tóxicos ou simplesmente não reaproveitáveis para seu destino correto.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira