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30/08/2011 - 10:13

Monsanto Camaçariparticipará de Feira de Educação Ambiental em setembro

A Monsanto irá participar da Feira de Educação Ambiental - Eco Bahia Camaçari 2011, que será realizada entre os dias 01 e 03 de setembro, na Cidade do Empreendedor – Casa do Trabalho, em Camaçari (BA). Pela primeira vez no município, o evento tem como proposta criar em toda a população, sobretudo nos estudantes, a consciência sobre a importância da preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, além da utilização adequada dos recursos naturais. Para tanto, a Monsanto irá montar um estande para divulgar e apresentar informações sobre um dos projetos sustentáveis desenvolvidos pela empresa: o Florescer e o de Aproveitamento de Água de Chuva.

O Projeto Florescer - Projeto de Educação e Conservação Ambiental - tem como objetivo cultivar e preservar a espécie da árvore Camassary (Caraípa Densifolia), contribuindo para o reflorestamento e recuperação da Mata Atlântica na região. Essa iniciativa, que já conta com 1.300 mudas de árvore Camassary plantadas dentro da propriedade da unidade em Camaçari, além de resgatar a identidade ecológica da cidade, dando a chance de ter contato com o seu antepassado ambiental, proporciona a conscientização da população das cidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari em benefício do meio ambiente.

Já o projeto de Aproveitamento de Água de Chuva visa recuperar parte da água de chuva que é armazenada em uma bacia de retenção de água, com 11.148 milhões de litros de capacidade, e utilizá-la nos processos de produção da fábrica. O projeto, que é pioneiro da unidade da Monsanto localizada em Camaçari desde 2001, já recuperou, nos últimos 12 meses, 53 milhões de litros de água de chuva, o que representa ganhos sociais, ambientais e econômicos. Para se ter uma ideia dos benefícios deste projeto, este volume de água é suficiente para suprir uma cidade brasileira com 14.000 habitantes por um mês, produzir 27 toneladas de trigo, 17 toneladas de arroz, 63.000 litros de leite ou 2.700 quilos de carne bovina.

De acordo com a analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Monsanto Camaçari, Ana Paula Viana, “a sustentabilidade para a Monsanto está em seus produtos, soluções, práticas diárias e projetos efetivos desenvolvidos em parceria com colaboradores, cadeia de valor e comunidades. Trata-se da essência de nossa atuação”, afirma.

A Feira será realizada pela Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico), em parceria com a Organização de Direitos Humanos (ODH). A iniciativa conta com o apoio da Seinfra (Secretaria Infraestrutura), Seduc (Secretaria da Educação), da Sedur (Secretaria do Desenvolvimento Urbano), Setur (Secretaria do Desenvolvimento Turístico), empresas privadas e do Cofic (Comitê de Fomento Industrial de Camaçari).

Perfil-A Monsanto é uma empresa dedicada à agricultura. Pioneira no desenvolvimento de produtos com tecnologia de ponta na área agrícola – herbicidas, sementes convencionais e geneticamente modificadas –, a Monsanto busca soluções sustentáveis que proporcionem aos agricultores produzir mais, conservar mais e melhorar vidas. Para isso, investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, e compartilha seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas, especialmente em países pobres e em desenvolvimento.

A Monsanto está presente no Brasil desde 1963. Em 2010, destinou R$ 6 milhões à sustentabilidade com diversos projetos socioambientais em todo o País, realizados em 90 cidades, de 12 estados brasileiros. Mais de 200 mil pessoas foram beneficiadas. Além da distribuição gratuita de 60 mil livros, também foram realizadas 200 palestras sobre conscientização ambiental e plantadas 2,2 mil árvores, com a participação de 30 mil crianças de todas as regiões do país.

A Monsanto faturou R$ 2,048 bilhões no Brasil em 2010, produzindo e comercializando a linha de herbicidas Roundup, sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (Roundup Ready®), sementes convencionais e geneticamente modificadas de milho (Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb), sementes de sorgo, algodão (Deltapine) e, ainda, sementes de hortaliças (Seminis e De Ruiter). Em novembro de 2008, passou a atuar no mercado de cana-de-açúcar, com a aquisição das empresas Canavialis e Alellyx, do Grupo Votorantim. Em fevereiro de 2009, a Monsanto adquiriu os 49% restantes da MDM, reforçando sua posição no mercado de algodão.[ www.monsanto.com.br | http://twitter.com/monsantobrasil | www.youtube.com/monsantobrasil].

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