Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/08/2011 - 10:13

500 voluntários plantam árvores em corredor de ônibus

Canteiro central do Corredor ABD ganhou novas mudas de manacá-da-serra, ipê rosa e ipê amarelo, na quarta etapa do Corredor Verde.

Cerca de 500 voluntários se reuniram na manhã do último domingo (28/08) na garagem da Metra - empresa operadora do corredor ABD, da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) - para o plantio de mil novas árvores no canteiro central. A ação foi a quarta etapa do projeto Corredor Verde, realizado pela Metra e pelo Grupo ABC no “Dia de fazer a Diferença”. Desde o início do projeto mais de três mil árvores foram plantadas pelos 33 km do corredor.

Para a diretora do Grupo, Maria Beatriz Setti Braga, um dos principais resultados do projeto Corredor Verde é a transformação de um corredor de ônibus em um lugar também de lazer, prazer e qualidade de vida. “As cidades precisam ficar mais agradáveis, as pessoas devem não só passar por elas, mas viver bem, ter prazer em trabalhar, estudar e passear por onde vivem”, disse a empresária.

Entre os participantes, estiveram presentes o vice-prefeito de São Bernardo do Campo (Grande São Paulo), Frank Aguiar, e o diretor de Políticas Públicas do SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani. “Muitas empresas fazem algumas ações, mas em um só momento. A Metra é diferente, ela mantém, inova e amplia as ações em prol do meio ambiente”, disse Mantovani. Além do plantio, o projeto Corredor Verde consiste, também, na manutenção dos jardins, que inclui regas periódicas, adubagem, podas regulares e controle de pragas.

Para Frank Aguiar, foi um dia especial, principalmente pela importância de plantar, preservar e preparar um mundo melhor para se respirar e viver com qualidade de vida. “Iniciativas como estas são exemplos a serem seguidos. A Maria Beatriz sempre está disposta a ter iniciativas que beneficiem não só o sistema de ônibus que ela opera, mas toda a comunidade. Os transportes coletivos são essenciais para que as pessoas tenham acesso mais rápido aonde desejam ir e para a redução da poluição”, comentou o vice-prefeito.

Divididos em equipes, os voluntários plantaram mudas das espécies manacá-da-serra, ipê rosa e ipê amarelo em dois trechos do corredor, que liga o ABC paulista às zonas Sul (Jabaquara) e Leste (São Mateus). Os trechos escolhidos para esta edição do evento foram o que vai de Santo André a São Mateus e o que liga Diadema ao Jabaquara. Depois de se organizarem, os voluntários saíram pelo corredor para o plantio, que terminou com todos novamente reunidos na parada Jardim do Mar, em São Bernardo, para o plantio simbólico que encerrou as atividades.

Além dos funcionários da Metra e das outras empresas do Grupo ABC, que levaram suas famílias, participaram também alunos e professores de diversas unidades do Senai da região. Cerca de 120 crianças de quatro a 12 anos participaram de uma programação especial na garagem da empresa, que incluiu sessão de filme e gincanas sobre preservação ambiental.

Também participaram da ação o vice-presidente do Movimento Respira São Paulo, e especialista em transportes públicos, Marcos Galesi, o ecologista e presidente do Movimento em Defesa da Vida do ABCD, Virgilio Alcides de Farias, o ambientalista José Contreras e a especialista em meio ambiente e sustentabilidade Sonia Maria de Lima.

Entre as autoridades da região, estiveram presentes o secretário do Meio Ambiente de São Bernardo, Giba Marson, o secretário de Meio Ambiente de Diadema, Ricardo Silvério de Sousa, os vereadores José Ferreira e Tunico Vieira (São Bernardo) e Manoel Lopes (Mauá). A atividade teve apoio da EMTU, das prefeituras de São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá e das empresas Lionstech Compair, Molas Casa Verde, Gardinotec e Truck Bus.

Perfil-A Metra é uma empresa privada que iniciou suas atividades em 24 de maio de 1997. Foi constituída com o fim específico de operar o Corredor Metropolitano São Mateus/Jabaquara (Corredor ABD) e a sua extensão Diadema/Berrini, atravessando os municípios de São Paulo, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Atualmente, a empresa tem uma frota de 260 ônibus e transporta uma média de 7,5 milhões de passageiros por mês.

No dia 27 de maio deste ano, a Metra conquistou pelo segundo ano consecutivo o primeiro lugar no ranking do IQT (Índice de Qualidade do Transporte), da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), gerenciadora dos sistemas de ônibus intermunicipais. O IQT é obtido por apuração de critérios técnicos rigorosos e por pesquisas feitas com os passageiros, e é formado por quatro subíndices: IQC (pesquisas de opinião com os clientes), IQF (avaliação das condições das frotas e manutenção dos ônibus), IQO (verifica se a operação está adequada) e IQE (avalia a situação econômica e financeira da empresa).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira