Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2011 - 09:50

Cosil sugere práticas de reciclagem e consumo consciente de água

Dicas simples de sustentabilidade ajudam a preservar o planeta e diminuir o orçamento.

Ações simples como separar o lixo doméstico e reciclar materiais que não estão sendo usados podem ajudar a preservar o planeta e ainda resultar em novos produtos e economia no orçamento. Pensando nisso, a Construtora e Incorporadora Cosil incentiva práticas sustentáveis entre os seus colaboradores, destacando sempre que a preocupação com o meio ambiente deve começar dentro de casa.

Através do comitê de sustentabilidade, a incorporadora promove as questões ligadas ao meio ambiente em todos os departamentos da empresa. Além de conscientizar seus colaboradores, a Cosil estimula os clientes a preservar a natureza, por isso incluiu nos Manuais do Proprietário dicas de sustentabilidade de como os moradores podem contribuir para. A empresa também desenvolve treinamento para os condôminos sobre coleta seletiva de lixo e óleos de cozinha.

Uma das principais ações promovidas é a reciclagem dos resíduos domésticos. Samara Meneses Silva, coordenadora do comitê de sustentabilidade da Cosil, dá algumas dicas simples e essenciais para praticar a reciclagem: 1. Reaproveite, sempre que possível, móveis, portas, aparelhos e outros itens guardados, usados ou antiguidades. Mas, preste atenção às exceções: não se deve reaproveitar vasos sanitários antigos e aparelhos que desperdiçam energia e água quando comparados aos produtos correspondentes fabricados atualmente.

2. Só compre madeira ou móveis com o Selo Forest Stewardship Council – FSC, ou seja, como manejo sustentável. Existem outros tipos de certificação no mercado, sendo o Selo FSC o mais difundido. Uma madeira sustentável é aquela em que há controle racional de todos os processos de replantio, manejo e extração.

3. Aprenda a separar corretamente o lixo: .Orgânicos: papel, papelão, madeira e restos de alimentos |.Inorgânicos: metal, vidro, areia, terra e pedras |.Biodegradáveis: papel, papelão, restos de alimentos e tecidos |.Não Biodegradáveis: borracha, plástico e isopor.

4. Preste atenção no código para as cores de reciclagem: amarelo para os metais; azul para os papéis; vermelho para plásticos e verde para os vidros.

5. Vale lembrar que na natureza o tempo de decomposição dos materiais encontrados no lixo é: .Papel: de 3 a 6 meses |.Tecidos: até um ano|.Filtro do Cigarro: 5 anos |.Goma de Mascar: 5 anos|. Madeira Pintada:13 anos|. Metal: mais de 100 anos |.Borracha: tempo indeterminado |.Vidro: um milhão de anos.

6. Quando algo não tiver mais serventia: venda, recicle ou doe.

Economizando água – Outra dica simples que pode ser adotada em casa é a economia no consumo de água. Cuidados como fechar a torneira ao escovar os dentes podem poupar centenas ou até milhares de litros de água. Samara Meneses também traz sugestões para um consumo consciente:

1. Um banho de ducha por 15 minutos gasta em média 144 litros de água em uma casa e 243 litros num apartamento. Para economizar, feche o registro enquanto se ensaboa e diminua o tempo de banho para 5 minutos. Assim, o consumo cai para 48 litros.

2. Cinco minutos de torneira aberta significam mais de 80 litros de água desperdiçados. Durante uma escovação de dentes, mais de 79 litros podem ser economizados se a torneira apenas for aberta para molhar a escova e encher um copo d’água para o enxágue ao fim da escovação. Hábito que pode ser adotado enquanto ensaboa as mãos ou faz a barba, por exemplo.

3. O acionamento prolongado da descarga deve ser evitado. Verifique no mercado os novos modelos de válvulas, desenvolvidos com o objetivo de evitar o desperdício de água.

4. É possível diminuir o tempo de uso de água durante a limpeza de calçadas e quintais utilizando uma vassoura antes.

5. Lave o carro a seco.

Cosil- Fundada há 46 anos, a Cosil Construções e Incorporações S/A começou sua história em Aracaju (SE). Durante a primeira década, dedicou-se a obras públicas e após esse período inaugurou seu primeiro empreendimento residencial, o Edifício Jovino Silva. A partir de 2000, passa à construção e incorporação de edifícios industriais, comerciais e residenciais. Em 1996, passou a atuar em São Paulo e finalmente em 2008 passou a atuar no Recife, onde inovou com o lançamento de Condomínios Clubes, empreendimentos que reúnem uma ampla gama de itens de lazer e segurança. [www.cosil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira