Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2011 - 08:57

Novelprint lança programa inédito de reciclagem de Liner Filme e se prepara para crescer em 50% sua participação no mercado

A prática da reciclagem do suporte do rótulo autoadesivo, mais conhecido como liner, vai possibilitar que indústrias dos mais diferentes setores setores gerem receita.

A Novelprint, referência nacional na fabricação de etiquetas e rótulos autoadesivos, lança Programa de Reciclagem de Liner Filme. A empresa é a única fabricante nacional de rótulos autoadesivos com material 100% reciclável, o chamado liner de BOPP (filme de Polipropileno Bi-orientado). A tecnologia, pioneira no setor, foi desenvolvida pela Novelprint em 2005, época em que foi lançado projeto piloto pela empresa.

Agora, às vésperas da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que amplia a responsabilidade de todos os elos da cadeia produtiva, o programa ganha novo impulso, já que a tecnologia desenvolvida pela Novelprint será capaz de minimizar impactos ambientais, com a vantagem de gerar receita para as empresas que aderirem ao projeto. “Com isso, a previsão é que aumentemos em 50% nossa participação no mercado”, comemora Régis Sá, gerente de marketing e de novos negócios da Novelprint. Em tempo: o liner é o suporte do rótulo autoadesivo e, normalmente, é descartado após a aplicação sobre o produto.

A grande vantagem é que, com o programa, as indústrias que utilizam os rótulos autoadesivos terão a possibilidade de venderem os liners descartados para a Novelprint, gerando receita extra -- ao invés de despesas, como acontecia no passado. Isso quer dizer que a Novelprint, além de fabricar os rótulos, irá comprar de volta o liner filme, e, em seguida, reciclar o material.

“O Programa de Reciclagem de Liner Filme da Novelprint é de grande valia para a indústria, que não precisará mais arcar com altos custos para eliminar os resíduos gerados no processo de rotulagem e ainda dispõe de uma solução que atende plenamente à atual legislação”, diz Sá.

Hoje, quase todas as indústrias brasileiras operam com liners de papel, produto que para ser reciclado, gera alto custo operacional. É que a reciclagem deste tipo de liner necessita de tratamento químico para o silicone se desprender do papel e permitir a utilização da polpa. Por esta razão, a grande maioria dos usuários de etiquetas e rótulos precisam pagar para que estes liners de papel sejam queimados ou enviados a aterros sanitários. “Quando a Política Nacional de Resíduos Sólidos entrar em vigor, a tendência é que a grande parte destas empresas substituam liners de papel por liners de BOPP para se adequar à nova lei sem impactos negativos”, diz Sá.

Liner de plástico X liner de papel - O liner de papel tem geralmente de 60 a 70 g/m², enquanto o liner de BOPP tem de 27 a 36 g/m², diferença que proporciona uma grande redução na quantidade de resíduo gerado.

Diferentemente do liner de papel, o liner de BOPP é fabricado com um material cujo método de reciclagem é amplamente conhecido. A reciclagem do BOPP pode originar diversos objetos e o liner da Novelprint é, inclusive, um facilitador do processo de reciclagem por incluir uma fina camada de silicone.

Para demonstrar isto, a empresa desenvolveu um suporte de celular, confeccionado unicamente com sobras de liner, distribuído como brinde em diversas ocasiões.

A Novelprint é pioneira mundial no desenvolvimento do liner em BOPP e começou a utilizar a tecnologia em 1982. Inovação, aliás, é um dos pilares do crescimento da Novelprint desde sua fundação e reconhecidamente um dos seus grandes diferenciais. Por exemplo, a companhia tem tradição em permanecer nas primeiras colocações no ranking das empresas que mais solicitam patentes de invenções no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).

Além disso, entre 2005 e 2007 a companhia recebeu financiamento da ordem de R$ 2,8 milhões da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, para um projeto que trouxe como resultado 11 patentes e novos produtos à base de nanotecnologia, oferecendo novas propriedades e redução de materiais aos autoadesivos, tornando-os mais sustentáveis.

Perfil da Novelprint: fundada em 1958, é referência na fabricação de etiquetas, rótulos autoadesivos e de máquinas de rotulagem do Brasil. Com um parque gráfico que totaliza oito mil metros quadrados na cidade de São Paulo, a empresa é reconhecida mundialmente e recebeu, ao longo de sua história, importantes prêmios nacionais e internacionais do setor. Sempre atenta às necessidades de clientes e consumidores, a Novelprint tem se destacado pela vanguarda e inovação constante e, ainda, por oferecer soluções específicas para seus clientes, seja qual for seu ramo de atuação. Com isso, desenvolve para seus clientes rótulos que representam vantagens competitivas, diante da concorrência. A Novelprint fornece soluções completas para os mais diversos segmentos, como: farmacêutico, agroquímico, alimentício, higiene e limpeza, petroquímico, cosmético, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira