Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2011 - 08:57

Alstom e Datang fecham acordo para desenvolvimento conjunto de projetos de demonstração de captura de carbono na China

China Datang Corporation e Alstom assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para formar uma parceria estratégica de longo prazo e desenvolver conjuntamente projetos de demonstração de captura e armazenamento de carbono (CCS) na China.

O anúncio foi feito durante o Fórum de Liderança em Captura de Carbono organizado em Beijing, que contou com a participação de importantes membros do governo e tomadores de decisões corporativas.

Segundo os termos do MoU, a Alstom, juntamente com a Datang, desenvolverá dois projetos de demonstração de CCS localizados respectivamente em dois dos maiores campos petroleiros da China: Daqing, na província de Heilongjiang, e Dongying, na província de Shandong. A Alstom oferece três tecnologias para captura de carbono: oxicombustão, amônia resfriada e aminas avançadas.

A usina a carvão de 350 MW de Daqing será equipada com a tecnologia de oxicombustão da Alstom e a usina a carvão de 1000 MWe de Dongying também adotará uma das tecnologias de captura de carbono líderes da Alstom. Os dois projetos CCS estão programados para entrar em operação em 2015. Após a conclusão, cada projeto CCS será capaz de capturar mais de 1 milhão de toneladas métricas de CO2 anualmente.

Os projetos representam uma melhoria considerável nas demonstrações de CCS na China em termos de escala e tecnologia, e diversificarão ainda mais o portfolio tecnológico de CCS da China. Do ponto de vista econômico, a proximidade desses projetos com os campos petroleiros proporciona uma condição conveniente e de boa relação custo benefício para transporte, utilização e armazenamento de CO2. Além disso, após ser comprimido e canalizado para dentro do campo petroleiro, o CO2 pode servir como uma ferramenta eficaz para o bombeamento de petróleo, isto é, Recuperação Avançada de Petróleo (EOR), que aumentará a viabilidade financeira desses dois projetos de demonstração.

Para um país dependente do carvão, como a China, a tecnologia de captura e armazenamento de carbono é uma parte essencial de uma estratégia bem-sucedida para a mudança climática, fornecendo, ao mesmo tempo, uma solução de energia térmica de boa relação custo benefício para atender às necessidades energéticas da China. O governo chinês prometeu reduzir as emissões de CO2 por unidade de GDP em 40-45% até 2020 em relação aos níveis de 2005, após a promessa de um corte de 20% até 2010. Os dois projetos de demonstração abrirão caminho para a implementação de CCS em larga escala na China e ajudarão o governo a honrar seu compromisso.

Philippe Joubert, Vice-CEO da Alstom, afirmou: “Como líderes comprovados no desenvolvimento de tecnologias CCS, temos a satisfação e o orgulho de formar uma parceria com a Datang na implementação de CCS na China e de podermos usar nossa tecnologia de ponta para apoiar a China no combate às mudanças climáticas.”

A China Datang Corporation aderiu ao princípio de “Energia Limpa Iiumina um futuro brilhante” desde sua fundação. A empresa confere grande importância ao desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono, promovendo substancialmente energias novas e renováveis, comprometendo-se com a economia e a redução de emissões.

Graças a todos esses esforços, a Datang conseguiu uma redução considerável em emissões, consumo de combustível para unidades de energia térmica e, principalmente, em intensidade de emissão de carbono, e assim foi capaz de atingir a meta de redução de emissões um ano antes do prazo especificado no Décimo Primeiro Plano Quinquenal. De olho no Décimo Segundo Plano Quinquenal, a Datang defenderá a pesquisa e o desenvolvimento de CCS através de cooperação e está bem posicionada para desempenhar um papel importante na área de baixo carbono e redução de emissões.

Atualmente, a Alstom tem 16 projetos piloto e de demonstração ao redor do mundo. Em junho deste ano, a Alstom anunciou que a tecnologia de captura de carbono será competitiva e de boa relação custo benefício comparada a todas as outras tecnologias livres de CO2.

Perfil-A Alstom é líder global em infraestrutura para os mercados de transporte ferroviário, geração e transmissão de energia, e está na vanguarda de tecnologias inovadoras e amigáveis ao meio ambiente. A Alstom desenvolve e fabrica o trem mais rápido e o metrô automatizado de maior capacidade do mundo. Fornece soluções de usinas integradas turnkey e serviços associados para uma ampla gama de fontes de energia, incluindo hidrelétrica, nuclear, gás, carvão e eólica, e oferece várias soluções para transmissão de energia, com foco em redes inteligentes (Smart Grid). O Grupo emprega 93.500 pessoas em 100 países e registrou vendas de € 20,9 bilhões em 2010/11.

A China Datang Corporation (CDT) é um grupo empresarial de geração de energia em grande escala fundado sobre ativos parciais de geração de energia da antiga State Power Corporation of China, em 29 de dezembro de 2002. Até o final de 2010, os ativos de geração de energia em operação ou em construção da CDT foram amplamente distribuídos em mais de 28 províncias (regiões ou municipalidades autônomas) e também em países estrangeiros, como Mianmar e Camboja, com capacidade total instalada de 105.895,9 MW. O grupo emprega mais de 100.00 pessoas. Em julho de 2010, a Datang entrou pela primeira vez na lista Fortune Global 500 e ficou em 412º lugar. Em 2011, a classificação da Datang subiu para 374, 38 posições acima dos últimos anos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira