Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2011 - 11:41

Novozymes é pioneira em negócio que integra alimento e energia na África

A Novozymes, em parceria com o Grupo CleanStar estabelece em Moçambique (África) um negócio que integra alimento e energia e que substituirá milhares de fogões à carvão vegetal por fogões mais limpos que usarão etanol. Além de proteger as pessoas da perigosa fumaça de carvão, o negócio tem por objetivo aumentar a renda dos agricultores em até 500%, salvar milhares de hectares de floresta a cada ano e reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa. O Bank of America Merrill Lynch está em negociações avançadas para se juntar ao empreendimento

Nova York – A Novozymes anunciou no dia 23 de setembro (sexta-feira), seus investimentos, no programa CleanStar Mozambique (CSM), durante o encontro anual da Clinton Global Iniciative (CGI). CleanStar Mozambique, um empresa fundada pela Novozymes e a CleanStar Ventures, trabalharão com pequenos agricultores para implantar práticas sustentáveis de agricultura, criar uma planta para produção integrada de alimentos e etanol combustível que será utilizado nos fogões para cozinhar, e estabelecer uma base econômica e ecologicamente sustentável para as comunidades africanas. O negócio abordará uma série de problemas como: degradação florestal, saúde pública e acesso à fonte viável e barata de energia.

“A agricultura tem um enorme potencial e pode melhorar muito com o auxílio da biotecnologia”, diz o vice-presidente executivo da Novozymes, Thomas Nagy. ”Por meio dessa parceria, comunidades da África poderão produzir mais comida e mais energia e, ao mesmo tempo, melhorar a saúde, recuperar florestas, limpar o ar que respiram e promover o crescimento da economia”, destaca. Acabar com a fumaça de carvão vegetal e com o desmatamento .

Através deste modelo inovador da CleanStar Mozambique, milhares de agricultores de Moçambique terão a oportunidade de substituir o carvão vegetal pelo cultivo diversificado de safras e espécies de árvores. As novas práticas prometem melhorar os rendimentos para estes agricultores e os níveis de nutrição em suas comunidades, ao mesmo tempo em que ajudarão a restaurar a terra cultivada e a melhorar a biodiversidade. A CleanStar comprará dos produtores o que eles não consumirem. A empresa então produzirá uma série de produtos alimentícios e o etanol feito de mandioca que servirá de combustível para cozinhar e será vendido no mercado urbano. Na África, mais de 80% das famílias urbanas compram carvão para cozinhar os seus alimentos e preparar as suas refeições. De acordo com a Organização Mundial de Saúde e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas há evidências de que a poluição interna do ar causada por combustível sólido – inclusive carvão vegetal – pode ser prejudicial à saúde. O uso do carvão vegetal também é o principal responsável pelo desmatamento na África, e a cada ano centenas de milhões de árvores são derrubadas para produzir carvão. O programa pretende, até 2014, abastecer 20% das famílias da capital de Moçambique, Maputo, com uma alternativa limpa e competitiva para substituir o carvão vegetal – o etanol - , e com isto melhorar a saúde das famílias e proteger quase 4000 hectares de floresta nativa.

“Este modelo de negócio pode ser repetido, redimensionado e adaptado para outros países em desenvolvimento, diz Nagy. Com o CSM queremos mostrar como a biotecnologia pode auxiliar o desenvolvimento da agricultura, da produção de alimentos e das indústrias de etanol em países em desenvolvimento e, ainda, criar mercados sustentáveis que beneficiem as comunidades locais e o meio ambiente”.

Para a realização deste negócio, a CleanStar Moçambique e a Novozymes estabeleceram parcerias com outras empresas. A empresa de engenharia ICM Inc. construirá a fábrica de alimentos e etanol combustível para fogões. O Bank of America Merrill Lynch está discutindo com a Novozymes e a CleanStar a possibilidade de servir como Associação Financeira de Carbono para ajudar a maximizar o valor monetário do programa com relação a redução de emissão de carbono.

FAO: sistemas integrados de alimento e energia reduzem a pobreza-Desde que o presidente Bill Clinton criou a Clinton Global Iniciative (CGI), em 2005, esta organização convocou líderes globais de governo, da indústria e de Organizações não Governamentais para planejar e implantar soluções inovadoras para alguns dos desafios mundiais mais urgentes. Cada membro da CGI assumiu um compromisso, uma proposta concreta para resolver um dos desafios globais, e colaborar com os outros membros para traduzir ações em resultados significativos e mensuráveis. Este é o primeiro compromisso da Novozymes junto à CGI.

Segundo a Organização para a Alimentação e a Agricultura das Nações Unidas (FAO), produzindo alimentos e energia de forma integrada se pode oferecer uma das melhores fórmulas para fortalecer a segurança alimentar e energética dos países e, simultaneamente, reduzir a pobreza. [www.cleanstarmozambique.com].

Perfil-A Novozymes é líder mundial em bioinovação. Juntamente com clientes de uma extensa gama de indústrias, criamos as soluções biológicas industriais do amanhã, melhorando o negócio dos nossos clientes e o uso dos recursos de nosso planeta.

Com mais de 700 produtos utilizados em 130 países, as bioinovações da Novozymes melhoram o desempenho industrial e protegem os recursos do planeta proporcionando soluções significativas e sustentáveis para o mercado do amanhã, em constante evolução.  [www.novozymes.com].

CleanStar Ventures is uma parceria para desenvolvimento de empreendimentosque alavanca a inovação para impulsionar o desenvolvimento social e a recuperação ambiental. CleanStar Ventures combina capital de risco, tecnologia e conhecimento para criar valor sustentável a longo

Clinton Global Iniciative: fundada em 2005 pelo ex-presidente Bill Clinton, a Clinton Global Iniciative (CGI) reúne líderes globais para planejar e implantar soluções inovadoras para alguns dos mais urgentes desafios mundiais. Desde 2005, seus encontros anuais reúnem aproximadamente 150 presidentes e ex-presidentes, 18 vencedores do Prêmio Nobel, centenas de CEOs, presidentes de fundações, filantropias e a mídia.

Os membros da CGI assumiram mais de dois mil compromissos, que já melhoraram a vida de 300 milhões de pessoas, em mais de 180 países. Quando completamente implantados estes compromissos serão avaliados em mais de US$ 63 bilhões. O Encontro Anual de 2011 será realizado entre 20 e 22 de setembro em Nova Iorque [www.clintonglobaliniciative.org].

ICM, Inc.-Estabelecida em 1995 com matriz em Colwich, Kansas, ICM, Inc. fornece tecnologias inovadoras , soluções e serviços para agricultura sustentável e energias renováveis avançadas, incluindo alimentos e tecnologias alimentícias que aumentarão o fornecimento de proteína mundial. [www.icminc.com].

Bank of America-Para compreender o papel importante que desempenha em ajudar os seus clientes e as comunidades a enfrentar as mudanças climáticas, o Bank of America continua a estabelecer-se como um líder ambiental no setor de serviços financeiros. Em 2007 embarcou em uma iniciativa de dez anos de negócios com US$ 20 bilhões para enfrentar as mudanças climáticas através de empréstimos, investimentos, atividades de capital aberto, filantropia, além das suas próprias operações. É uma das maiores instituições financeiras do mundo, atendendo a consumidores individuais, pequenas e médias empresas e do mercado de grandes corporações, com um gama completa de serviços bancários, gestão de ativos e investimentos e outros produtos de gestão financeira de risco e serviços.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira