Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2011 - 09:41

Preparativos para a Rio+ 20


O gerente da Responsabilidade Social da Petrobras, Luís Fernando Nery, representando o Comitê Brasileiro do Pacto Global, foi o moderador da plenária "Perspectivas para a Rio +20", realizada no dia 28 de setembro (quarta-feira), durante o 4º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro.

Nery destacou a importância do diálogo com todos os setores da sociedade na busca de mudança no modelo de desenvolvimento atual. "Vários segmentos têm pontos comuns sobre o que é necessário fazer. Mas, o "como fazer" é a grande pergunta que fica, e é onde se encontram também os pontos de divergência", afirmou. "Aproveitem este espaço para mostrar como estão trabalhando para a convergência e sinergia de ideias", provocou o gerente, antes de passar a palavra para os palestrantes.

A diretora para a América Latina e Caribe do United Nations Environment Programme (UNEP), Margarita Astralaga, afirmou que é preciso mudar a forma com o mundo se desenvolve. Para tanto, segundo ela, é necessário levar as questões sociais em consideração e caminhar para um futuro onde existam mais cidades sustentáveis e onde a economia verde seja de fato valorizada.

Aron Belinsky, presidente do Vitae Civillis, instituto de Cidadania e Sustentabilidade, declarou acreditar que a Rio + 20 apresentará como desafio para as agências da ONU, as organizações sociais, o setor privado e a sociedade civil a construção de um cenário de sustentabilidade viável a longo prazo. "Existe uma evidente insatisfação das pessoas físicas e das empresas sobre os rumos que o mundo está tomando. Se por um lado, assistimos ao ceticismo da sociedade sobre os canais usuais de participação, vemos pelo mundo inteiro movimentações não institucionalizadas, como a Primavera Árabe. É preciso canalizar esta energia da sociedade, esta capacidade de conexão global, para passar propostas positivas para a conferência", afirmou Aron.

No encerramento da plenária, Luís Fernando Nery, declarou compartilhar da visão otimista das autoridades presentes e apontou desafios a serem superados. "A conferência Rio + 20 vai acontecer no momento em que os acordos das duas décadas anteriores estão ultrapassados e outros estão chegando ao final", avaliou.

O 4º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável tem como tema "Visão 2050: agenda para uma nova sociedade". Um dos objetivos do encontro é a preparação para a Rio+20, que acontecerá na cidade em 2012. O evento reúne especialistas do mundo inteiro e discute assuntos como economia verde, energia, desenvolvimento humano, consumo e mobilidade. No dia 29, a gerente de Programas Sociais da Petrobras, Janice Dias, participará do "Diálogo Multisetorial sobre Erradicação da Pobreza" . O evento também contará com a participação de Brice Lalonde, coordenador executivo da ONU para a Rio+20, e Sachin Joshi, diretor do Centro de Excelência de Desenvolvimento Sustentável da Índia, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira