Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2011 - 11:35

Presidente da Abaf fala sobre sustentabilidade no setor de florestas plantadas na Alba

Leonardo Genofre esteve na Comissão de Meio Ambiente.

O presidente da Associação Baiana de Empresas de Base Florestal (ABAF), Leonardo Genofre, esteve hoje na Assembleia Legislativa da Bahia para falar sobre a importância da sustentabilidade para o setor florestal, que se caracteriza por aliar benefícios econômicos a realizações no campo social e ambiental. Na Bahia, o setor desponta como fonte de possibilidades para novos negócios, acenando com uma gestão inteligente dos recursos naturais, levando-se em conta a preocupação com o meio ambiente, o fomento à programas sociais de resultados e a viabilidade de alternativas para o desenvolvimento da comunidade. Genofre chama a atenção para a transparência com que este setor vem se posicionando, fato que é considerado estratégico para abrir e fortalecer os canais de comunicação das indústrias que compõem este setor com sociedade, lideranças, autoridades e formadores de opinião. Prova disso é o movimento de aproximação da Associação Baiana das Indústrias de Base Florestal com a Comissão de Meio Ambiente.

Genofre destaca as potencialidades do setor, que incluem novas aplicações para a madeira proveniente de reflorestamento. “Temos diversos usos possíveis, como carvão vegetal e madeira para a construção civil, sempre aliados a sustentabilidade e ao respeito ambiental que caracterizam o nosso setor e que é objeto de diversas certificações internacionais”, disse ele.

Ele ressalta, também, que os primeiros plantios florestais da Bahia datam da década de 1960 e 1970 e que hoje o Estado está na vanguarda em termos de produtividade e respeito ao meio ambiente: “se por um lado temos a melhor produtividade do mundo, por outro ajudamos a preservar áreas importantes de Mata Atlântica especialmente no Extremo Sul do Estado”. A produtividade por hectare/ano chega a 63 metros cúbicos na Bahia, enquanto que no resto do Brasil fica em 44 metros cúbicos por hectare/ano.

Hoje as associadas da Abaf abrangem cerca de 700 mil hectares de florestas no Estado, sendo mais de 306 mil hectares em áreas de mata nativa, em sua maioria Mata Atlântica. Além disso, toda a cadeia florestal responde por mais de 30 mil empregos diretos e indiretos e gera mais de R$ 39 milhões em encargos sociais nos âmbitos federal, estadual e municipal. Cerca de 90% do eucalipto plantado na Bahia tem como destino as empresas de papel e celulose – outro importante produto para a economia baiana. O Estado hoje responde por 17% da celulose brasileira (2,3 milhões de toneladas) e 4,5% da produção de papel (400 mil toneladas.

A ABAF-Fundada em 2004, a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf) tem como missão aliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico e social de empresas de base florestal, promovendo diálogo e estabelecendo uma rede estratégica de posicionamento frente a temas que dizem respeito ao setor. A Abaf é responsável por fortalecer os atores envolvidos e dedicados à indústria de base florestal junto a órgãos públicos, ONGs e sociedade civil. Fazem parte do quadro de associadas as empresas Arcelor Mittal Florestas, Bahia Specialty Cellulose (BSC), Copener Florestal, Ferbasa, Fibria, Komatsu Forest, Veracel Celulose, Suzano Papel e Celulose e StoraEnso.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira