Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2011 - 11:35

Eletrobras Eletronuclear fala sobre usinas de Angra em reunião de unidades de conservação ambiental do Mosaico Bocaina

A Eletrobras Eletronuclear participará no dia 07 de outubro (sexta-feira), em Paraty de reunião extraordinária dos conselhos consultivos das entidades que compõem o Mosaico Bocaina, conjunto de unidades de conservação ambiental que operam com gestão integrada e participativa. A região integra o Corredor da Biodiversidade da Serra do Mar, uma das áreas mais ricas em biodiversidade em toda a Mata Atlântica.

O objetivo do encontro é dar informações sobre a operação da central nuclear de Angra, além de proporcionar aos membros dos conselhos uma visão mais completa sobre a energia nuclear no Brasil e no mundo. O evento acontecerá das 9h às 17h, no auditório do Colégio Estadual Engenheiro Mário Moura Brasil do Amaral (Cembra), localizado na Rua Marechal Deodoro s/n, Centro, Paraty.

Na ocasião, representantes da Eletronuclear falarão sobre assuntos como as perspectivas da energia nuclear no Brasil e no mundo, a segurança e o impacto ambiental da operação das usinas de Angra, a monitoração do meio ambiente na região vizinha à central nuclear, o ciclo do combustível nuclear e o transporte dos elementos combustíveis, além do gerenciamento de rejeitos radioativos. Também abordarão questões como as condicionantes socioambientais do licenciamento de Angra 3, os planos de emergência local e externo e as consequências do acidente de Fukushima para o Brasil.

Reunião será aberta ao público- Também foram convidadas para participar do evento – que será aberto ao público – o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), além de universidades, associações de moradores e ONGs ambientalistas. São esperadas cerca de 80 pessoas.

O Mosaico Bocaina foi instituído pela Portaria MMA nº 349, de 11 de dezembro de 2006, e é composto por 15 unidades de conservação federais, estaduais e municipais, além de suas respectivas zonas de amortecimento, localizadas no Vale do Paraíba do Sul, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A área abrange nove municípios, incluindo Angra dos Reis e Paraty.

Fazem parte do Mosaico o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Esec Tamoios, a APA Tamoios e a APA Cairuçu, entre outras unidades de conservação. A maior parte apresenta algum tipo de ocupação humana em seu interior, principalmente, povos e comunidades tradicionais como caiçaras, caipiras, quilombolas e indígenas. O território do Mosaico abriga importantes maciços florestais, totalizando uma área de 222 mil hectares, sob condições especiais de manejo e proteção legal.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira