Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2011 - 14:35

Toyota promove plantio de 80 mil árvores ao redor de sua nova planta em Sorocaba

A Toyota promove no próximo domingo, 16 de outubro, o plantio de 80 mil mudas de árvores no terreno onde está sendo construída sua nova fábrica, a terceira da montadora no Brasil, na cidade de Sorocaba (SP). A ação faz parte da primeira fase do Projeto Morizukuri, que tem por objetivo a formação de um cinturão verde ao redor da nova unidade industrial, composto por árvores nativas, à semelhança da floresta original da região. O Projeto Morizukuri é um dos pilares do conceito ecofactory, metodologia que estabelece critérios de alto padrão de eficiência ambiental, adotada na nova fábrica da Toyota em Sorocaba desde sua concepção.

Morizukuri é uma palavra japonesa que significa “criar floresta”. A ação será realizada em esquema de mutirão, formado por colaboradores voluntários da Toyota, suas famílias e amigos, além de fornecedores e concessionários da montadora. O plantio de 16 de outubro deve reunir cerca de oito mil pessoas na nova fábrica de Sorocaba. “Além da criação da floresta, desejamos com essa iniciativa promover a integração entre nossos funcionários e suas famílias”, afirma Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul.

Metodologia diferenciada- A Toyota já implementou projetos semelhantes em suas fábricas no Japão, Índia e Tailândia, sempre utilizando a exclusiva metodologia Miyawaki, técnica desenvolvida pelo Dr. Akira Miyawaki, professor emérito da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês para Estudos Internacionais de Ecologia. O grande diferencial da metodologia Miyawaki é a rapidez com que as árvores crescem. Uma floresta leva, em média, de 100 a 200 anos para se formar naturalmente. Com essa técnica, porém, o desenvolvimento leva cerca de 20 anos.

A escolha das espécies que formarão a nova floresta também também é importante na metodologia Miyawaki. São selecionadas árvores das matas nativas locais e então escolhidas as que melhor se adaptam ao tipo de solo e posicionamento do terreno. O processo foi conduzido pelo Dr. Miyawaki, que esteve pessoalmente em Sorocaba para análise do local e das sementes, e pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), parceira da Toyota no Morizukuri. Cerca de 80 espécies foram selecionadas e cuidadosamente semeadas em viveiros da Toyota e da UFSCar.

“O cinturão verde formado pelo Projeto Morizukuri trará muitos benefícios para todos, pois as árvores desempenham um papel fundamental no ecossistema, além de nos trazer mais qualidade de vida. É importante destacar também que o Projeto Morizukuri formará uma ‘floresta real’, com o mesmo tipo de vegetação original da área. Esse é o nosso presente para o futuro”, finaliza Andrade.

A Toyota do Brasil Ltda conta com mais de 3.800 colaboradores em suas unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 315.000 colaboradores em todo o mundo. Sites: www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira