Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2011 - 09:19

Embalagens carbono neutro de papel já circulam no mercado brasileiro

Case do 1º Simpósio Latino-Americano de Papel para Embalagem evidencia ações do segmento gráfico em busca da economia de baixo carbono.

As embalagens carbono neutro de papel já são uma realidade no mercado brasileiro, conforme demonstrou em sua palestra Sergio Damião, representante da gráfica Box Print, especializada em papel cartão e micro-ondulado, durante o 1º Simpósio Latino-Americano de Papel para Embalagem, um dos eventos paralelos do 44º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel da ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), que aconteceu de 3 a 5 de outubro, em São Paulo.

A Box Print é a pioneira e, atualmente, a única empresa do segmento gráfico nacional a ostentar o selo carbono neutro em suas embalagens fornecidas para os setores farmacêutico, cosmético e alimentício. Para isso, a gráfica mapeou, através de um parceiro especializado, todas as suas emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) em processos, no consumo de eletricidade e na logística e transportes.

“A partir dessa quantidade identificada de gases emitidos, adotamos as medidas de neutralização que, basicamente, se refletem em plantio de milhares de árvores periodicamente”, explica ele.

Além dos créditos adquiridos para neutralização via plantio de mudas, a empresa também consegue compensar suas emissões com o seqüestro de carbono em cerca de 10 ha de área reflorestadas e preservadas.

Damião explica ainda que os grandes clientes da Box Print já estão começando a exigir de seus fornecedores ações relacionadas à economia de baixo carbono, e isso deve fazer com que, no curto prazo, outras empresas do segmento gráfico se engajem de forma mais contundente na busca por este Selo Carbono Neutro.

Perfil: ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel é a mais importante associação técnica do setor. Desde sua fundação, em 1967, atua fundamentalmente no desenvolvimento técnico da cadeia de celulose e papel de forma sustentável e construtiva.

Com mais de 1.000 associados, a ABTCP contribui para promover o comprometimento socioambiental das empresas, ajudar na capacitação dos profissionais e valorizar um setor de grande relevância para a economia brasileira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira