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05/11/2011 - 09:05

Aplicando a sustentabilidade na Petrom

Reuso de água, fabricação de produtos mais ecológicos e descarte para reciclagem.

A sustentabilidade industrial tem sido foco das discussões sobre a temática que envolve questões não apenas ambientais, mas que também visam o crescente lucro, ou de condições favoráveis às indústrias. Uma das perguntas centrais das discussões em torno do desenvolvimento sustentável das indústrias é: como é possível torná-las ecologicamente éticas e ao mesmo tempo produtivas (que gerem lucros rápidos)?

A forma mais utilizada para tornar a indústria sustentável é, sem dúvida, a adoção de projetos sustentáveis com vistas na geração de energia limpa e renovável. A reciclagem e o aproveitamento de todos os materiais, como a utilização hídrica, também representam um interesse comum da sustentabilidade industrial. Isso é uma forte preocupação da Petrom - Petroquímica Mogi das Cruzes –que foi a pioneira no pólo industrial do Alto Tietê, além de uma das primeiras do Brasil, a atingir o patamar de Efluente Zero, com 100% de reuso da água empregada nos setores industriais e domésticos.

A Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da Petrom foi inaugurada em agosto de 2008 e após um período de aperfeiçoamento possibilitou, em dezembro passado, que a empresa atingisse a meta de 100% de reaproveitamento, com uma economia de 22% no consumo de água. Das 153 indústrias do Alto Tietê que dispõem de tecnologias voltadas para o reuso, a Petrom é a única a conseguir o descarte zero – de acordo com a Regional da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), todas as outras reaproveitam entre 30% e 50% os efluentes tratados.

Preocupada também em oferecer um produto mais ecológico, depois de anos de pesquisa, a Petrom lançou o PLS Green: uma nova linha de plastificantes produzida com moléculas renováveis e que possui um amplo leque de aplicações. E está comprovado, a adoção da sustentabilidade industrial além de ser uma medida ética e produtiva, também ganha um espaço cada vez maior em questão de aceitabilidade dos consumidores.

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