Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/11/2011 - 09:20

A Isolux Corsán inicia pesquisa de reutilização das águas residuais para consumo humano

A tecnologia em desenvolvimento poderá ser aplicada em territórios com falta de recursos hídricos. Reduzirá o consumo energético e a emissão de gases de efeito estufa. O projeto ADECAR (Aplicação da Desionização Capacitiva em Águas Residuais) conta com um orçamento de 1,3 M€ financiado, em parte, pelo Ministério da Ciência e da Inovação da Espanha.

A Isolux Corsán pesquisa, através do projeto ADECAR, o desenvolvimento de uma nova tecnologia para a purificação, de maneira sustentável, das águas residuais para a sua reutilização, até estar apta para o consumo humano.

O projeto ADECAR (Aplicação da Desionização Capacitiva em Águas Residuais) que a Isolux Corsán desenvolve em colaboração com o Instituto IMDEA Energia (especialista na tecnologia do projeto), tem como objetivo desenvolver o processo de desionização capacitiva e promover a regeneração de águas residuais urbanas e industriais, de maneira que elimine eficientemente os sólidos diluídos na água (iões de nitrogênio e fósforo, sulfatos, boro, lítio e arsénico).

Em busca de desenvolver uma tecnologia de vanguarda aplicável a todos os territórios em que o recurso hídrico seja escasso, a Isolux Corsán, torna-se pioneira liderando um projeto de I+D+i, com eficiência energética e valorização de resíduos.

Esta tecnologia de purificação da água é alternativa e sustentável em relação aos tratamentos de purificação habituais (osmose inversa), pois trata-se de um processo que consome menos energia, emite menos gases de efeito estufa e apresenta maior compacidade, ou seja, reduz as necessidades de grandes espaços, importante aspecto a ser considerado.

O projeto de pesquisa ADECAR tem um orçamento de 1,3 M € e uma duração de 3 anos, sendo financiado, em mais de 70% pelo Ministério da Ciência e da Inovação Espanhol através do Subprograma INNPACTO, uma das sete propostas enquadradas na estratégia do governo espanhol para impulsionar a inovação no país e incentivar a cooperação público-privada em projetos de investigação e desenvolvimento.

A Isolux Corsán, que tem grande experiência na área de aplicação da tecnologia no tratamento de águas residuais, é líder do ADECAR. Participam também entidades como o Instituto IMDEA Energia, Nanoquimia, Proingesa e a Universidade de Córdoba, contando com o apoio de diversas plataformas tecnológicas e administrações autônomas com competências na área de gestão da água.

Isolux Corsán -Uma empresa global de referência nas áreas de construção, energia, concessões e manutenção de grandes infraestruturas. Está presente em 30 países e quatro continentes. A Isolux Corsán gere através da sua filial Isolux Infrastructure, a concessão de mais de 5.200 km de linhas de transmissão na Índia, Brasil e USA, e mais de 1.600 km de rodovias no Brasil, Índia, México e Espanha, bem como 250 GW/h de energia limpa através das suas 43 centrais fotovoltaicas (com capacidade instalada de 175 MW) em Espanha, Itália e Índia, mais 55 MW adicionais em construção na Índia e no Peru. O Grupo também conta com mais de 21.000 lugares de estacionamento. No setor energético, a Isolux Corsán é uma das maiores construtoras de projetos EPC no mundo (setor fotovoltaico com mais de 290 MW a funcionar em 2010). Está entre as grandes construtoras de unidades de geração EPC, com 1.500 MW em construção. Destaca-se também no desenvolvimento de processos industriais, executando projetos “chave na mão” no setor de biocombustíveis. A empresa registou em 2010 receitas superiores a 3.240 milhões de euros, um resultado bruto de exploração de 311 milhões de euros e uma carteira de negócio acumulada em 30.180 milhões de euros. [www.isoluxcorsan.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira