Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/11/2011 - 09:26

Cultivar planta mil mudas de árvores em área degradada de Queimados

Iniciativa faz parte de parceria do Sistema Firjan com empresa MMX.

O município de Queimados recebeu no dia 28 de novembro (segunda-feira), o projeto Cultivar, com a plantação de mil mudas de árvores nativas ao longo da bacia hidrográfica do Rio Guandu. Alunos do SESI e SENAI do Rio e de escolas públicas da região participaram do plantio com o presidente da Representação Regional Baixada Fluminense área 1, Carlos Erane; o diretor de Portos da MMX, Luciano Ferreira; e o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lima; na Rodovia Presidente Dutra, altura do Km 199.

O objetivo do Cultivar é resgatar áreas degradadas do Estado do Rio. A iniciativa faz parte de um convênio de R$ 4 milhões firmado em julho deste ano entre o Sistema Firjan, por meio do SENAI, e a MMX, empresa do setor de mineração do Grupo EBX, para a recuperação da Bacia do Guandu. Em Queimados e Seropédica serão plantadas ao todo mais de 200 mil mudas numa área de 106 hectares. No futuro, parte da área reflorestada será transformada em um parque fluvial.

“Espero que esse gesto motive outras empresas a participar desse projeto. Isso é muito importante não só para o município, mas para o Rio de Janeiro, porque o Rio Guandu fornece água potável não só para a capital, mas para toda a região metropolitana”, falou Carlos Erane, presidente da Representação Regional Baixada Fluminense área 1.

“Não basta plantar, temos que cuidar. Vamos acompanhar e cuidar dessas árvores para garantir que sobrevivam e estejam aqui daqui a três anos. É um programa do qual temos muito orgulho”, disse Luciano Ferreira, diretor de Portos da MMX.

O prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, comentou sobre a importância da indústria para a economia continuar aquecida e gerar emprego, e acrescentou que a ação de hoje é importante porque também protege a natureza. “A FIRJAN deu um grande passo ao fazer essa parceria. O Grupo EBX também está de parabéns porque entendeu a necessidade de se fazer investimento nessa área de sustentabilidade”.

O Cultivar surgiu da preocupação do Sistema FIRJAN em colocar em prática ações concretas de enfrentamento do aquecimento global e de recuperação ambiental, apoiando-se no poder de replicação dessas ações por meio da conscientização ambiental dos alunos do SESI e SENAI, dos colaboradores do Sistema FIRJAN e de todas as empresas associadas.

Os alunos do SESI e SENAI do Rio vão plantar 200 mil mudas por ano, ao longo de cinco anos, totalizando um milhão de árvores, reabilitando, através do reflorestamento, os serviços ambientais de áreas degradadas. Outras ações de plantio já aconteceram na Favela do Batan, Nova Iguaçu, Barra do Piraí, Volta Redonda, Santo Antônio de Pádua e Vale do Cuiabá, em Petrópolis. [www.firjan.org.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira