Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/12/2011 - 10:33

Bancos membros do IDFC pedem apoio ao Fundo Verde para o Clima

19 bancos de desenvolvimento pedem apoio ao Fundo Verde para o Clima para "trabalharem juntos" a fim de combater as mudanças climáticas.

Frankfurt, Alemanha - Com base na 'Plataforma de Durban' acordada na COP17 para facilitar uma nova trajetória para o futuro regime de mudanças climáticas, o Clube Internacional de Financiamento ao Desenvolvimento (IDFC), uma rede com os 19 principais bancos de desenvolvimento de todo o mundo, oferecerá uma Parceria Inteligente em apoio ao Fundo Verde para o Clima e suas iniciativas. O Fundo é o novo instrumento administrativo recém-aprovado da Conferência das Partes para a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC).

Os membros do IDFC pedem o seu apoio às regiões que eles atendem estabelecendo parcerias para promover e alavancar os recursos do Fundo Verde para o Clima e criando respostas inovadoras de desenvolvimento em preparação para sua operacionalização dentro dos próximos dois anos.

"O IDFC acredita que uma parceria de trabalho entre o Fundo e os bancos de desenvolvimento nacional, sub-regional e internacional podem ter uma influência significativa sobre os esforços globais para o cumprimento das metas estabelecidas pela comunidade internacional para o combate às mudanças climáticas", destacou Paul Baloyi, vice-presidente do IDFC e diretor executivo do Banco de Desenvolvimento da África do Sul, DBSA.

"Os membros do IDFC coletivamente têm bastante experiência em desenvolvimento em assuntos relacionados ao clima, que eles oferecem ao Secretariado Interino da GCF para desenvolver programas, políticas, procedimentos, produtos financeiros e gestão de portfólio", disse Jacques Moineville, diretor executivo associado da Agência Francesa de Desenvolvimento, AFD.

"Nossos membros possuem um histórico mensurável de sucesso de integração das questões sobre mudanças climáticas e riscos relacionados em seus mandatos de desenvolvimento. Portanto, estamos bem posicionados para ajudar a implementar o Fundo Verde para o Clima a fim de canalizar financiamento climático em programas e projetos de acordo com o país ou a região. Agindo assim, podemos ajudar o Fundo Verde para o Clima a aumentar o seu potencial a fim de acelerar a capacidade de países em desenvolvimento de implementar suas intervenções de mitigação e adaptação", disse o Dr. Ulrich Schroder, presidente do IDFC e CEO do KfW Bankengruppe.

"Os membros do IDFC desfrutam da aceitação e confiança de ambos os países doadores e beneficiários devido à sólida integração deles com políticas nacionais e sub-nacionais, seu envolvimento histórico em realização de infraestrutura e desenvolvimento industrial, bem como sua experiência significativa em uma ampla gama de disciplinas de desenvolvimento", declarou Ligia Castro, diretora de meio ambiente do CAF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina.

"Os membros do IDFC podem implementar programas climáticos de maneira oportuna e eficaz alavancando, intermediando e canalizando recursos, incluindo doações, empréstimos e assistência técnica por meio de redes de implementação confiáveis e estabelecidas", descreveu Elvio Lima Gaspar, diretor do banco de desenvolvimento brasileiro, o BNDES.

"Os membros do IDFC visam a um aumento significativo dos recursos disponibilizados por meio do Fundo Verde para o Clima através de diversos instrumentos de financiamento combinados, e a auxiliar no alavancamento de maiores contribuições do setor privado no tocante às intervenções climáticas", acrescentou Paul Baloyi. [http://www.idfc.org] PR Newswire.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira