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23/12/2011 - 07:08

Parceria da iniciativa privada com o governo dá certo em parques nacionais

Cataratas do Iguaçu S/A já investiu R$ 42 milhões em dez anos e prova que administração em reservas naturais promove mais infraestrutura e conservação da natureza.

Curitiba - A Cataratas do Iguaçu S/A, concessionária que administra o Parque Nacional do Iguaçu, completa dez anos de trabalho e apresenta um balanço dos investimentos e melhorias que podem ser observadas na visita às Cataratas. Com tecnologia única no país, a empresa 100% brasileira, já investiu mais de R$ 42 milhões em melhoria nas estruturas físicas, em qualidade de atendimento e conservação do meio ambiente. Entre os benefícios ao visitante destacam-se a construção de novas estruturas, implantação de sistema de transporte coletivo de baixo impacto ambiental, melhorias em antigos espaços de contemplação e adoção de sistemas de gestão eficazes.

De acordo com o gerente geral da Cataratas do Iguaçu S/A Celso Florêncio, o trabalho da empresa foi sempre focado em melhorar a infraestrutura para os visitantes. “Antes de administrarmos o parque, o turista ficava à mercê da sua sorte, pois ele não tinha nem estrutura correta de banheiros. Hoje os visitantes têm um centro de visitantes adequado, banheiros em diversos pontos do parque, área gastronômica e o restaurante Porto Canoas, além do transporte coletivo ecológico, meio ambiente mais preservado e investimentos constantes”, explica.

Transporte coletivo -Antes da concessão privada, centenas de veículos circulavam diariamente pelo parque, o que causava grande poluição sonora, visual e ambiental, geravam filas, bem como grande risco para os animais silvestres, que eram atropelados com frequência. Em 1997, chegaram a ser registrados dois atropelamentos de animais por dia na reserva. Atualmente o cenário é diferente. Com um sistema de transporte público ecologicamente correto, a emissão de gases foi reduzida drasticamente, assim como os atropelamentos, que hoje são mínimos, fazendo com que os animais fiquem mais livres, ocasionando a circulação deles pela rodovia.

Meio Ambiente - Este é um dos pilares da administração da concessionária, que busca além de promover uma infraestrutura de qualidade, conscientizar os visitantes para que contribuam com a preservação ambiental. A Cataratas faz a reciclagem do lixo todos os dias, com o projeto coleta seletiva e o tratamento de esgoto. A Cataratas S/A também mantém relações institucionais com a Escola Parque e o Programa AquaIGUAÇU – projetos que buscam sensibilizar e estimular atitudes em favor da conservação do meio ambiente.

Turismo-A promoção das Cataratas como destino turístico é um compromisso da concessionária. Em 2010, o Parque Nacional do Iguaçu quebrou o recorde de visitação com 1,2 milhão de turistas. Para 2011, a expectativa é maior ainda, visto que até o início de outubro já foram registrados um milhão de visitantes. A empresa também trabalha na campanha Vote Cataratas para que ela seja escolhida uma das sete novas maravilhas da natureza, contando inclusive com a ajuda de empresários e esportistas portugueses, bem como com autoridades brasileiras.

Novos Investimentos-Para o período 2011-2012 serão investidos mais R$ 6 milhões. Os recursos serão destinados à modernização do Centro de Visitantes e da Exposição Ambiental, finalização do teatro, compra de mais ônibus e ampliação do Restaurante Porto Canoas. Além dessas aplicações, a empresa realiza diversas aquisições como recursos para conservação do patrimônio, manutenção, modernização, treinamentos, máquinas, softwares, entre outros.

Replicação-Dez anos após o início das operações da Cataratas do Iguaçu S/A, a administração do Parque Nacional do Iguaçu é modelo para outras unidades de conservação no Brasil. A gestão do local foi escolhida como modelo a ser seguido por outras áreas de conservação, no Programa Parques do Brasil, do governo federal, em 2010.

Após esta consolidação do sucesso da concessão no Parque Nacional do Iguaçu, a Cataratas do Iguaçu S/A vai levar o seu know-how para outro importante destino turístico brasileiro. A empresa venceu a concorrência pública para gerenciar o ingresso de visitantes no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE). O resultado veio com a avaliação do Ministério do Meio Ambiente sobre a atuação da concessionária no Parque Nacional do Iguaçu. O órgão certificou a empresa com uma média de 93% de aprovação, em novembro de 2010.

Cataratas S/A-A concessionária foi criada para incentivar o turismo no Parque Nacional do Iguaçu e ajudar a preservar suas belezas naturais. É uma empresa 100% brasileira, com tecnologia única na administração de serviços turísticos em parques nacionais. Já são dez anos de experiência em gestão ambientalmente correta. A Cataratas S/A é um modelo para o país.

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