Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/01/2012 - 07:52

Águas de Caetité: nível de urânio abaixo do limite

Laboratório Ambiental da INB acompanha níveis de radiação das águas de Caetité durante todo o ano.

“A concentração de urânio nas águas de superfície em diferentes localidades ao redor da Unidade de Mineração e Beneficiamento de Urânio das Indústrias Nucleares do Brasil em Caetité (BA), medidas em diferentes épocas do ano de 2011, apresenta valores sempre abaixo de um terço do limite estabelecido pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente, órgão vinculado ao IBAMA, que é de 0,02 miligramas por litro de água”, informou o físico Delcy Py, especialista em radiação.

Como nos municípios de Caetité e Lagoa Real se encontra uma importante reserva uranífera, o urânio natural sempre esteve presente no meio ambiente. Por razões climáticas ou geológicas, ocorrem variações nos teores do mineral nas águas, nos solos e no ar daquela área.

O meio ambiente nas vizinhanças da mineração de urânio é constantemente monitorado pelo Serviço de Radio Proteção da INB Caetité e as amostras analisadas pelo Laboratório Ambiental de Caldas, em Minas Gerais, que, além das águas analisa o solo, poeira, peixes, sedimentos, produtos agropecuários e campo de radiação ambiental. O IBAMA e a Comissão Nacional de Energia Nuclear acompanham o monitoramento para assegurar que a presença de urânio não ofereça riscos nem à saúde da população nem ao meio ambiente.

As análises que vêm sendo realizadas desde antes da implantação da unidade de mineração atestam que a atividade mineradora não contribui para o aumento da presença de urânio na região.

As análises foram feitas em 11 pontos situados nos municípios de Caetité e Lagoa Real: Barragem do Pé do Morro, Córrego Buracão, Córrego do Engenho, Córrego do Espigão, Distrito de Maniaçu, Distrito de São Timóteo, Fazenda Garapa, Fazenda Mangabeira, Lagoa do Barro, Lagoa Real e Riacho Fundo. [www.inb.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira