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18/01/2012 - 10:03

Grupo Pão de Açúcar adota SAP Carbon Impact

Solução permite monitorar e gerenciar emissões de carbono. Gestão será feita loja a loja e bandeira a bandeira.

São Paulo– O Grupo Pão de Açúcar acaba de assinar com a SAP um contrato de licenciamento da solução SAP Carbon Impact, que será utilizada para monitorar e gerenciar as emissões de carbono, permitindo o controle loja a loja. O uso do aplicativo vai possibilitar que o grupo passe a ter uma gestão mais efetiva de suas emissões de carbono, ampliando o controle e a qualidade dos dados lançados em relatórios ambientais.

“Este controle vai nos permitir, por exemplo, prover as informações necessárias para obter o reconhecimento de sustentabilidade da Bovespa, que é um dos desafios que temos na área de sustentabilidade”, diz Hugo Bethlem, vice-presidente do Grupo Pão de Açúcar. Todos os anos, a Bolsa de Valores de São Paulo, onde o grupo está listado desde 1995, convida as 50 empresas com maior liquidez a participar dos índices iCO2 (Índice Carbono Eficiente) e ISE (Índice de Sustentabilidade Ambiental).

O iCO2 é composto pelas ações das companhias participantes do índice IBrX-50 que aceitaram participar dessa iniciativa, adotando práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE), e leva em consideração, para ponderação das ações das empresas componentes, seu grau de eficiência de emissões de GEE, além do free float (total de ações em circulação) de cada uma delas.

Antes da adoção do SAP Carbon Impact, o levantamento destas informações era feito por uma consultoria externa e, como o inventário era gerenciado por terceiros, havia pouca abertura para que a companhia fizesse uma gestão efetiva sobre o tema. “Com a solução teremos não apenas o inventário, mas uma ferramenta robusta para a gestão do tema”, ressalta Bethlem.

A implementação ocorre em um momento oportuno. As emissões de carbono são hoje medidas em três grupos: escopo um (na própria loja), escopo dois (fornecedores de energia) e escopo três (toda a cadeia de suprimentos). A partir de 2012, o iCO2 – que até aqui exigia gestão e relatórios sobre os escopos um e dois – passará a exigir sobre os três escopos. Além disso, o GHG Protocol, órgão administrado pela FGV, publicará os índices de emissão. O que, de acordo com Bethlem, atende à política de transparência do grupo, que divulga abertamente suas emissões.

O gerente de soluções sustentáveis da SAP Brasil, Silvio Sherveninas, lembra que o SAP Carbon Impact vai atender não apenas as atuais necessidades do Pão de Açúcar, mas também as futuras. Além da gestão no nível do grupo, a solução permitirá também que ela seja feita bandeira a bandeira e loja a loja. “O projeto teve início em setembro e a solução deve entrar em operação no início de 2012”, explica.

Com previsão de três meses de duração, a implementação ficará a cargo da Finity, parceira SAP. No escopo inicial estão incluídas todas as bandeiras e marcas do grupo Pão de Açúcar, o que significa a gestão de 12 fontes de emissão, em 1.832 lojas do grupo.

“O Grupo Pão de Açúcar será a primeira empresa do varejo no Brasil a tomar a iniciativa de realizar o primeiro inventário de carbono. É a partir desse processo de mensuração das nossas emissões que conseguiremos traçar planos de diminuir nossos GEE (Gases Efeito Estufa) e com isso reduzir o impacto da nossa operação”, destaca Bethlem.

Perfil do Grupo Pão de Açúcar-Pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar é a maior empresa de distribuição da América do Sul. Para garantir a atuação no mercado e atender às necessidades e expectativas dos consumidores brasileiros, o Grupo mantém uma estrutura multiformato com mais de 1.800 lojas operando sob diferentes modelos de negócio, a saber: supermercados (Pão de Açúcar, Extra), hipermercados (Extra), lojas de proximidade (Extra Fácil), lojas de bens duráveis (Ponto Frio, Casas Bahia) e cash&carry (Assai Atacadista).

A companhia também atua no comércio eletrônico nas áreas de alimentos, com o [www.paodeacucar.com.br[, e não alimentos, com a Nova Pontocom, empresa que possui em seu portfólio as operações online de três grandes marcas do varejo nacional: [Casasbahia.com.br[, [Extra.com.br], [Pontofrio.com.br] e Ponto Frio Atacado.

O Grupo também mantém operações nos segmentos de postos de combustíveis e drogarias. Somados todos os seus negócios, o GPA ocupa a posição de maior empregador privado do País, com cerca de 160 mil colaboradores. Atuando exclusivamente no Brasil, a Companhia soma mais de 2,8 milhões de m² de área de vendas distribuídos por 19 estados e Distrito Federal.

O Grupo Pão de Açúcar tem ações listadas na Bovespa desde outubro de 1995 e na Bolsa de Nova York (ADR nível III), desde maio de 1997. Em 2010, as vendas brutas do Grupo Pão de Açúcar totalizaram R$ 36.144,4 milhões, um crescimento de 37,9% em comparação com 2009.

SAP-Como líder do mercado mundial de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalhar juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 176 mil clientes no mundo (incluindo aqueles provenientes da aquisição da Sybase) condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. [www.sap.com.br].

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