Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/01/2012 - 07:52

Brasil terá Centro de Excelência da ONU sobre redução de riscos de desastres


O Governo brasileiro decidiu abrir um Centro de Excelência para Redução de Riscos de Desastres, um ano após desabamentos no Estado do Rio de Janeiro levarem a presidenta Dilma Rousseff a delinear planos para aprimorar a prontidão do país em reagir a desastres. No último ano, o Brasil foi o terceiro país mais afetado por mortes em desastres.

Entre 11 e 12 de janeiro de 2011, choveu mais em um dia do que o previsto para o mês inteiro na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, causando enchentes e desabamentos que mataram mais de 900 pessoas e causando perdas econômica estimada em 1,2 bilhão de dólares. Um ano antes, a mesma área havia sido atingida, causando mortes e a perda de 13,3 bilhões de dólares.

O escritório da Estratégia Internacional da ONU para a Redução de Desastres (UNISDR) afirmou que o Governo do Brasil sabe da importância da redução de riscos para o desenvolvimento do país, que poderia ser prejudicado em outros desastres. Também comentou que a instalação do escritório no Brasil está dentro de um contexto de esforço global para redução de riscos. Internacionalmente, o Brasil já contribui para o Fundo da ONU para Redução de Desastres como maior doador da América Latina, focando programas de agricultura e desenvolvimento social como forma de redução das perdas.

“O estabelecimento de um Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres é o apogeu de um processo de consulta que começou em 2005 como parte de um esforço global para estabelecer centros de excelência para a redução do risco de desastres com foco na construção da resiliência”, disse Ricardo Mena, chefe de Escritório Regional da UNISDR para a América Latina e o Caribe, localizado no Panamá.

O Brasil também é signatário do Quadro de Ação Hyogo 2005-2015, um acordo internacional que permite a criação de plataformas nacionais para atividades de prevenção e o repasse de informações sobre os avanços da plataforma para a UNISDR. No Brasil, a Plataforma Nacional para Redução dos Riscos de Desastres trabalha com a Secretaria Nacional de Defesa Civil e outros instituições estatais.

“A criação do escritório da UNISDR no Rio de Janeiro é simbólica, dada uma percepção crescente entre as nações desenvolvidas de que gerenciar os riscos, criando comunidades resilientes, deve fazer parte do desenvolvimento”. Reduzir as perdas faz parte da lógica de desenvolvimento sustentável que deve ser mundialmente buscada na Conferência Rio+20, a ser realizada na cidade do Rio em junho de 2012. | ONU/BR

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira