Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/02/2012 - 11:02

Fundação Amazonas Sustentável (FAS) constrói vila comunitária em uma das regiões mais isoladas da Amazônia

Distante 930 km de Manaus, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Cujubim recebe vila com 30 casas.

A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) inaugurou na última quinta-feira [09/02] a Vila Comunitária do Cujubim, na Reserva do Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Cujubim. Localizada às margens do rio Jutaí, na chamada ‘Amazônia profunda’, a 930 km em linha reta da capital Manaus, a reserva recebe a vila comunitária para atender uma demanda da comunidade em melhoria da qualidade de vida por meio de infraestrutura para os moradores.

Antes dispersos em três localidades da região, os 186 moradores da Vila se reuniram em busca de melhor qualidade de vida, como acesso a educação, saúde e geração de renda. E também para diminuir a sensação de isolamento: a viagem até a sede do município de Jutaí leva entre dois e três dias de barco, e a distância entre as casas da comunidade variava em uma a cada duas horas. Devido à localização da reserva e à dificuldade de transporte, as comunidades do Cujubim apresentavam altos índices de analfabetismo e grande mortalidade por malária.

Em parceria com o Banco Bradesco, seu principal mantenedor, a FAS construiu a Vila após mais de um ano de obras, num investimento total de R$ 1, 278 milhão. Foram construídas 24 casas, escola, casa do professor, base de pesquisas da FAS, base de apoio aos agentes de saúde, centro comunitário para reuniões e encontros e unidades de produção agroflorestal – como casa de salga de peixe e aviário. A Vila é interligada por calçamento e dispõe de rede elétrica e água encanada.

“Com esta comunidade, pretendemos diminuir a necessidade dos comunitários se deslocarem grandes distâncias para ter o que precisam, além de facilitar o atendimento da equipe do Bolsa Floresta”, afirma Virgílio Viana, superintendente geral da FAS.

Para que isso fosse possível, em novembro de 2010 uma equipe da FAS foi até a Unidade de Conservação (UC) para verificar o que seria possível realizar. O diagnóstico foi que os comunitários desejavam reunir as famílias antes dispersas em pequenos núcleos familiares.

No início de janeiro de 2011, partiu de Manaus um barco com 29 trabalhadores, que foi transformado em um hotel na comunidade, já que seria impossível o deslocamento frequente, uma vez que são necessários 14 dias de viagem para se chegar ao Cujubim. Até o fim da construção mais de 100 pessoas trabalharam na obra.

A Vila do Cujubim é mais um investimento do programa Bolsa Floresta, maior iniciativa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) do mundo em extensão, cobrindo uma área de 10 milhões de hectares. Hoje, o programa atende mais de 35 mil pessoas distribuídas em 569 comunidades de 15 Unidades de Conservação (UCs) Estaduais do estado do Amazonas.

Perfil - A Fundação Amazonas Sustentável (FAS) é uma instituição sem fins lucrativos, não- governamental e sem vínculos político-partidários, fundada no dia 20 de dezembro de 2007, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas e o Banco Bradesco. A missão da FAS é promover o envolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida das comunidades residentes nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado do Amazonas, em uma área de mais de 10 milhões de hectares, por meio da valorização dos serviços e produtos ambientais. A FAS tem como prioridade implementar o Programa Bolsa Floresta (PBF), que é o primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar as populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas. Mais informações pelo site da FAS e nas redes sociais Facebook e Twitter.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira