Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2007 - 10:36

As instituições financeiras assumem sua Responsabilidade Socioambiental

Finalmente as instituições financeiras estão tomando consciência de seu papel, na promoção de um meio ambiente mais saudável. A questão vai muito além do simples uso de papel reciclado, de economia de energia e outras práticas ambientalmente corretas ou desejáveis.

O II Congresso Brasileiro de Responsabilidade Socioambiental nas Instituições Financeiras realizado nos últimos dias de agosto, em São Paulo, mostrou essa nova visão de mercado especialmente no Brasil, onde a poupança interna é baixa e há falta de linhas de crédito dirigido a obras de infra-estrutura e ao setor produtivo em geral (indústria e agronegócio).

Há trinta anos questões ambientais eram vistas como algo que só interessava a ecologista xiita, que gostava de criar obstáculos ao desenvolvimento. Recentemente essas instituições passaram a perceber a necessidade do estudo do impacto sócio-ambiental de projetos que solicitam financiamento.

No Brasil, Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, em uma iniciativa pioneira e desenvolvida desde março de 2000, procura "assegurar que investimentos e financiamentos de instituições financeiras minimizem o impacto adverso sobre os recursos naturais, estimulem o desenvolvimento sustentável e respeitem as comunidades eventualmente afetadas por seus projetos". Além disso, eles representam a BankTrack, que "monitora as operações das instituições financeiras privadas e seus impactos sobre as comunidades e o meio ambiente (http://www.banktrack.org)";. Além de treinamento e orientação na área, eles realizam pesquisas e informação e procuram estimular as melhores práticas.

Boa parte das linhas de financiamento existentes estão concentradas nos bancos públicos, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e em particular o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento. Em 1995 foi criado o chamado Protocolo Verde, assinado pelo BNDES, Banco do Brasil, Basa (Banco da Amazônia), Caixa Econômica Federal e Banco NB.

O BNDES tradicionalmente tem o papel de fomentar e promover o desenvolvimento no Brasil. A preocupação ambiental está presente no aperfeiçoamento de critérios e procedimentos que facilitam a análise e avaliação do impacto sócio-ambiental dos diversos projetos, para que sejam ambientalmente sustentáveis. Assim, a questão ambiental que era vista como obstáculo passou a ser indutora e qualificadora.

As Perguntas: São analisados aspectos como a biodiversidade e biotecnologia. A ecoeficiência e a produção mais limpa também são aspectos levados em consideração.

É avaliado o desenvolvimento regional, assumindo conceitos estratégicos, tais como: - será que vale a pena determinada tecnologia? - há capacidade e suporte ambiental para aquela atividade que não vão inviabilizar outras atividades no futuro? - o projeto proposto detém o melhor desempenho ambiental, considera ainda o zoneamento ecológico e usa energia renováveis?

Desta forma todo perfil de desempenho é avaliado, em que o melhor desempenho ambiental passou a ser uma preocupação constante.

Os Financiamentos: Para projetos de financiamento acima de 10 milhões de reais, desde setembro de 2005 é feito o enquadramento ambiental, em que é feita a sua classificação. Desta maneira acabaram criando um sistema de gestão ambiental, para destinação de recursos e qualificação da cadeia de produtores.

O BNDES, além das linhas tradicionais, tem linhas especiais focadas no meio-ambiente, como por exemplo, a Proesco (para eficiência energética), Refloresta (apoio ao reflorestamento de Carajás) e Propflora (plantio comercial e recuperação de florestas).

Outra ação com reflexo sócio-ambiental, de impacto relevante na melhoria da condição de vida de comunidades é a concessão de microcrédito, que vem transformando a vida de centenas de famílias.

O microcrédito nada mais é do que a oferta de todos os serviços financeiros para a população de baixa renda, sendo um importante instrumento de combate à pobreza. | Site: www.wmulher.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira