Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

FINEP aprova novo ciclo de financiamento do Piatam

A diretoria da Financiadora de Estudos e Projetos -FINEP aprovou em novembro o quarto ciclo de financiamento do Piatam. Como gestora do Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural – CT-Petro, a FINEP vem financiando o projeto desde a sua primeira fase, em 2000, e a continuidade da parceria reafirma a importância do Piatam no contexto da pesquisa científica na Região Amazônica.

Segundo Clovis Ferreira, analista técnico de projetos da FINEP e responsável pelo acompanhamento do Piatam, a eficácia do projeto, cujas ações atendem às novas demandas da construção do conhecimento científico amazônico, e o referencial que ele representa em termos de integração entre sociedade, empresa e instituições de pesquisa e fomento, foram aspectos que motivaram a continuidade da disponibilização do recurso.

Clovis lembra que, até bem pouco tempo, a pesquisa na Amazônia se caracterizava por iniciativas isoladas e desvinculadas de um propósito prático comum, resultando em produções científicas extensas, porém, de pouca aplicabilidade. E o Piatam mudou esse quadro. Por isso a FINEP continuará a ser parceira do Piatam em tudo o que for possível.

– O Piatam não é apenas uma iniciativa importante no contexto amazônico, mas também um referencial nacional pelos seus resultados. O Piatam IV dará um salto qualitativo porque contemplará os aspectos sociais das populações ribeirinhas sem, no entanto, abandonar suas origens, ou seja, mantendo suas metodologias de pesquisa de maneira a garantir a ampliação do conhecimento e a segurança da Amazônia, afirmou o analista.

Fernando Pellon de Miranda, coordenador Institucional do Piatam pela Petrobras, lembra que o Piatam IV, atuando mais incisivamente nas comunidades, estudará tecnologicamente a questão da geração de benefícios para elas, o que deverá resultar na criação de novos projetos de geração de renda para os ribeirinhos.

– Outro dado muito importante sobre a aprovação do Piatam IV é a garantia da continuidade da confecção das séries históricas de dados socioambientais da região, o que é fundamental para o projeto, afirma Pellon.

Para Nelson Cabral, gerente setorial de SMS (Segurança, Meio Ambiente e Saúde) da Petrobras na Região Norte, o reconhecimento da importância do Piatam por uma instituição do porte da FINEP demonstra que a empresa acertou ao investir no projeto, que está mostrando perenização pela sua excelência e capacidade de se renovar:

– A cada novo ciclo, o Piatam incorpora as melhorias e aprendizados dos ciclos anteriores, gerando produtos consistentes que promovem mudanças para a gestão ambiental da Amazônia. Esse é um processo de melhoria contínua, que faz parte do modelo de gestão do Piatam, afirma.

Nelson lembra que o Piatam está na verdade celebrando dois eventos muito importantes: além da aprovação do novo ciclo de financiamento da FINEP, também acaba de ser aprovado pela diretoria da Petrobras a formação do Centro de Excelência Ambiental da Petrobras na Amazônia (CEAP), do qual o Piatam é o carro-chefe, a experiência que criou essa possibilidade.

Para Alexandre Rivas, coordenador geral do Piatam, o Centro de Excelência Ambiental da Petrobras na Amazônia caracteriza-se como um grande desdobramento do projeto, a “criatura que nasce maior que o criador” e passa a cuidar de quem o gerou.

A FINEP tem um grande papel nesse processo, principalmente por transferir sua credibilidade e o respaldo junto ao mundo científico ao Piatam, completou.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira