Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/09/2007 - 10:36

Honda Automóveis apóia projeto de educação ambiental

Trabalho prevê beneficiar 40 mil alunos da rede pública de ensino.

Num momento em que o tema educação ambiental ganha cada vez mais atenção das autoridades mundiais, a Honda Automóveis do Brasil apóia um extenso trabalho de conscientização ecológica em parceria com a prefeitura de Sumaré (SP). Trata-se do projeto “É Dever, É Legal”, criado pela OSCIP-ELUS Gestão Sócio-Ambiental e voltado aos alunos das 33 escolas da rede pública de ensino do município paulista.

O programa pretende atingir aproximadamente 40 mil estudantes do Ensino Fundamental. A meta principal é fazer com que esses jovens absorvam o conhecimento a partir de uma série de ações e se transformem em agentes ecológicos, desenvolvam uma nova cultura ambiental e sejam multiplicadores do tema em suas casas e na comunidade.

Entre as ações estão a publicação do livro “Recicladinho e sua Turma”, a produção de 12 vídeos educacionais, além da realização de passeios ecológicos, cinema nas escolas e palestras ambientais direcionadas aos diretores e coordenadores pedagógicos.

Também está previsto o desenvolvimento de um programa de arborização urbana, que será realizado em conjunto com a equipe de funcionários do departamento de Meio Ambiente da prefeitura da cidade. Outro destaque é a campanha “O Luxo do Lixo”, trabalho que almeja beneficiar diretamente as cooperativas de materiais recicláveis.

O projeto de educação ambiental “É Dever, É Legal” conta com o suporte de todas as secretarias municipais de Sumaré. A pasta de Educação, por exemplo, tem a responsabilidade de distribuir os 30 mil exemplares do livro às escolas. Já a secretaria de Obras selecionará pessoas para o recolhimento do lixo que será reciclado, enquanto os profissionais de Meio Ambiente terão a função de planejar o plantio das mudas de árvores nos inúmeros locais da cidade.

Ações do projeto:Livro Didático - O livro “Recicladinho e sua Turma” abordará em cada uma das suas 48 páginas de papel reciclado temas como reutilização, poluição e aquecimento global, entre outros. O livro será utilizado pelos professores em sala de aula e o aluno levará o material para casa somente ao final do ano letivo. Foram produzidos 30 mil exemplares.

Cinema nas escolas - Apresentação em todas as instituições educacionais do desenho animado “Recicladinho e Sua Turma”. Tem como meta conscientizar o aluno sobre a importância de se tornar um multiplicador do assunto.

Filmes educacionais - Serão criados 12 vídeos educacionais que abordam assuntos como equilíbrio ecológico, desmatamento, consumo consciente e leis sobre meio ambiente. O material ficará como acervo das escolas para que seja utilizado nos próximos anos. Além das 33 instituições educacionais, esses filmes serão distribuídos gratuitamente a entidades representativas da região. Estima-se alcançar um universo de 250 mil pessoas.

Oficinas/Palestras - A coordenação do projeto ministrará palestras sobre o trabalho aos diretores e aos coordenadores pedagógicos, que receberão informações sobre como formar agentes ecológicos. A equipe também realizará oficinas educativas nas cooperativas de reciclagem.

Peça teatral - Em uma única apresentação, no dia 21 de setembro, dez catadores de lixo mostrarão suas habilidades em cima do palco.

Programa Arborização Urbana - O trabalho será realizado em conjunto com profissionais do departamento do Meio Ambiente. Até dezembro deste ano, a organização planeja o plantio de cinco mil mudas de árvores pelo município.

Campanha “Luxo do Lixo” - Ensinará aos estudantes como fazer e qual a importância de separar os materiais recicláveis. Com isso, beneficiará diretamente os cooperados na coleta seletivade lixo, uma vez que esse público terá um volume cada vez maior de materiais para recolher.

Passeio ecológico - A coordenação do projeto selecionará cerca de 200 estudantes do Ensino Fundamental por meio de redações e atividades voltadas ao ambiente. Esses jovens têm a oportunidade de vivenciar na prática os problemas ambientais e suas possíveis soluções. Conhecerão locais como Mini Pantanal e o Lixão, ambos no vizinho município de Paulínia.

Compromisso com as futuras gerações - Desde o início de suas atividades, a Honda vem contribuindo para a conscientização da sociedade com a implantação de políticas de gestão e proteção ambiental, sempre com metas voltadas ao uso racional dos recursos naturais.

O Green Factory (Fábrica Ecológica), programa desenvolvido em todas as Unidades da empresa no mundo, atua em diversas frentes, como redução da geração de resíduos no processo produtivo e de custos com seus respectivos tratamentos; melhoria da eficiência no uso da energia, sem exercer pressão sobre os recursos naturais; adequação na linha de produtos, respeitando a legislação ambiental brasileira; e apoio a órgãos oficiais, escolas, universidades e às comunidades localizadas na região das fábricas.

Tais iniciativas resultaram na conquista, tanto pela Honda Automóveis do Brasil quanto pela Moto Honda da Amazônia, do ISO 14.001, importante certificado internacional do Sistema de Gestão Ambiental.

Além de introduzir inovações na fábrica, visando o aperfeiçoamento das operações, o Green Factory busca promover uma convivência harmoniosa com a sociedade local. Para isso, participa de convênios com escolas e universidades para a realização de eventos educativos; parcerias para a organização de exposições com temas ligados à natureza e incentivo à formação de estagiários nas áreas de mecânica, química e meio ambiente, preparando futuros colaboradores.

.Para mais informações sobre a Política Ambiental da Honda Motor Co., no http://world.honda.com/environment/reports/

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira