Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/03/2012 - 09:40

Comitiva brasileira defende projeto Belo Monte no Fórum Mundial da Água, na França


O diretor de Coordenação e Meio Ambiente de Itaipu, Nelton Friedrich, e João Pimentel, diretor de Relações Institucionais da Norte Energia – empresa responsável pela operação e construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte – fizeram uma defesa do projeto, no Fórum Mundial da Água, em Marselha, na França.

“Pedimos um voto de confiança ao governo brasileiro, que tanto vem se preocupando em erradicar a pobreza e buscar modos de consumo mais sustentáveis. Belo Monte será um empreendimento de sucesso, assim como é a Itaipu”, disse Nelton.

A defesa do projeto Belo Monte foi feita nesta quarta-feira, dia 14, na apresentação do painel “Sustentabilidade dos Projetos Hidrelétricos Brasileiros. A usina de Belo Monte, que será construída no rio Xingu (PA), terá metas socioambientais inspiradas no modelo de Itaipu. O projeto que ancora as ações da binacional é o Cultivando Água Boa, que abrange 29 municípios da Bacia do Paraná 3.

A iniciativa envolve de educação ambiental permanente a produção de peixe em tanques-redes no lago do reservatório, formação do parque tecnológico dentro de Itaipu ao apoio à geração de energia a partir de dejetos de suínos, entre outros.

Os dois diretores puderam apresentar ao público os projetos de cada empresa, mostrando os desafios de uma hidrelétrica já consolidada, como a Itaipu, que desempenha um papel de destaque no desenvolvimento socioambiental sustentável da região onde está inserida, e, o que vem sendo feito e o que se planeja para um projeto ainda em fase inicial, como Belo Monte.

“A Itaipu não fala o que deve ser feito; ela incentiva a comunidade a falar, a expor seus problemas, e a apoia na busca pelas soluções. É dessa forma que atuamos, com essa metodologia e sempre buscando sensibilizar as pessoas”, disse Nelton.

O diretor de Itaipu expôs, além das etapas de implantação do programa nas comunidades, as diferentes ações que o Cultivando Água Boa desenvolve e alguns dos resultados mais importantes conquistados pelo programa. “Esse não é um projeto piloto, é algo consolidado, com resultados comprovados e que pode ser replicado em qualquer lugar. É um orgulho saber que será um dos cases do governo brasileiro durante a Rio+20”, finalizou o diretor.

Belo Monte -Por tratar-se de um projeto que vem despertando debates acirrados, o diretor de Relações Institucionais da Norte Energia apresentou um panorama detalhado da situação energética brasileira, para então abordar as questões técnicas de Belo Monte e os cuidados que a Norte Energia, o governo brasileiro e os especialistas contratados vêm tomando na elaboração da usina.

Pimentel falou sobre as diferenças entre o primeiro projeto de Belo Monte, de 1975, e do atual, que tem muito mais “sensibilidade ambiental”, e mencionou o compromisso com as comunidades indígenas e os benefícios que a cidade de Altamira vem sentindo desde o início das obras. “São 105 mil pessoas que estão tendo capacitação, mais perspectivas, mais emprego”, disse.

Histórico -A Usina Hidrelétrica de Belo Monte será construída no Rio Xingu, no Estado do Pará. O projeto prevê uma potência instalada de 11.233 MW, o que a tornará a maior hidrelétrica 100% brasileira e a terceira maior do mundo, atrás de Três Gargantas, na China, e de Itaipu Binacional. O leilão para a construção da usina foi vencido pelo Consórcio Norte Energia. A obra deve gerar cerca de 20 mil empregos diretos e a expectativa é que a usina entre em operação em 2015. [www.itaipu.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira