Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2007 - 09:59

Municípios pedem recursos para investir em projetos de créditos de carbono

Rio de Janeiro - O custo de implantação de projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) restringe a participação de iniciativas locais no mercado de carbono, segundo a assessora de meio ambiente da Confederação Nacional de Municípios, Diane Rangel.

A representante defende que os municípios são atores importantes para garantir o desenvolvimento sustentável, mas não executam ações nesse sentido por falta de recursos. “Os governos locais não conseguem alcançar o mercado de carbono, ter acesso ao MDL, pela complexidade e quantidade de recursos que é necessário alocar. É um processo muito caro”.

Os projetos de MDL são autorizados com base em regras da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos governos nacionais. Etapas de elaboração e validação dos projetos são feitas por empresas privadas, credenciadas pelas Nações Unidas. Rangel calcula que o custo dos serviços dessas empresas podem chegar a US$ 70 mil, cerca de R$ 130 mil.

Segundo Rangel, a confederação pretende reivindicar a criação de um fundo com verbas do governo federal para financiar projetos de MDL de iniciativa de governos municipais. “Estamos estudando o assunto internamente e queremos apresentar uma proposta ao governo nesse sentido”, adiantou.

O MDL é um mecanismo de compensação incluído no Protocolo de Quioto. Ele permite que empresas de países desenvolvidos financiem projetos para geração de energia limpa – sem liberação de carbono – em países em desenvolvimento e assim compensem suas emissões para atingir as metas assumidas no protocolo.

A assessora participou no dia 19 de setembro, da Conferência Internacional Rio + 15, seminário promovido por uma empresa da área de projetos para redução de emissão de gases considerados causadores do efeito estufa. | Por: Luana Lourenço/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira