Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/09/2007 - 10:01

Cidade do México vai entrar no ranking das cidades verdes


O prefeito da Cidade do México, Marcelo Ebrard anunciou no dia 19 de setembro,a parceria por novos cinco anos com o Centro de Transporte Sustentável do México (CTS-México) da Rede Embarq, que vai prover a qualificação técnica necessária para reparar o notoriamente congestionado e poluidor sistema de transporte e retirar a cidade da lista de campeãs mundiais em poluição.

Combinada com outras iniciativas ecológicas recentemente lançadas, Ebrar conquistou seu lugar no ranking onde já se destacam seus colegas de megalópolis Michael Bloomberg, de Nova Iorque, Bertrand Delanoë, de Paris, e Ken Livingstone, de Londres, líderes de um crescente movimento global para criar áreas urbanas mais habitáveis, mais limpas e mais saudáveis.

“O prefeito Ebrard mostrou uma combinação única de visão e coragem política para investir em projetos que vão resultar em menos tráfego, ar mais limpo e melhor saúde pública para as próximas décadas”, disse Nancy Kete, diretora da Embarq – o centro de transporte sustentável do Instituto de Recursos Mundiais (World Resources Institute - WRI). Organização com base em Washington DC, o WRI é o fundador da Embarq e gerencia a rede mundial a qual pertencem os CTSs, inclusive o CTS-Brasil, criado em 2005, que atua em vários projetos, no Brasil e na América do Sul.

Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o CTS-México e a Embarq, Ebrard formalizou seu compromisso de trabalhar em conjunto para melhorar a qualidade de vida na Cidade do México. As metas são reduzir a poluição do ar; tornar o transporte público mais acessível e seguro; cortar a emissão de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade dos espaços públicos da capital mexicana.

O governo da Cidade do México vai se apoiar na experiência do CTS-México e da Embarq para “colocar idéias em ação” a fim de atingir esses ambiciosos objetivos sócio-ambientais e mudar o aspecto das ruas da Cidade do México. “Os especialistas em transporte e planejamento urbano, gerenciamento financeiro e políticas públicas do CTS-México vão catalisar uma larga gama de melhorias para o transporte e a mobilidade em nossa cidade, vão ajudar a melhorar a qualidade de vida para todos os nossos cidadãos” avalia Adriana Lobo, diretora do CTS-México.

Esta nova parceria é uma continuidade do altamente bem-sucedido relacionamento entre a Cidade do México e o CTS-México, que projetou e gerencia o moderno sistema de ônibus de alta capacidade em corredor exclusivo (BRT – Bus Rapid Transit) daquela capital, conhecido como Metrobus. O Metrobus funciona como um metrô acima do solo com ônibus de alta capacidade trafegando em corredores exclusivos, com linhas dedicadas, paradas e estações especiais. Implementado na Avenida Insurgentes, a via central mais importante de Cidade do México, o Metrobus transporta mais de 260 mil passageiros por dia, com redução aproximada de 36 mil toneladas de emissão de CO2, um corte de 50% no volume de poluentes tóxicos a que os usuários eram submetidos e uma economia de US$12,5 milhões para os cofres da Cidade do México em saúde pública.

Ebrard comprometeu-se publicamente em criar uma rede de nove linhas BRT nos próximos cinco anos. O Termo de Cooperação Técnica assinado hoje assegura que o CTS-México, WRI e EMBARQ vão projetar e gerenciar a expansão do projeto, que vai expandir a rede do Metrobus de 20 para 220 quilômetros tornando-o um dos maiores sistemas de BRT do mundo. As obras de extensão da linha de Metrobus existente já começaram, assim como uma segunda rota ao longo de importante via conhecida com “Eje 4”. “Eu prometo melhorar a qualidade de vida de nossa grande cidade”, disse o prefeito Ebrard. “Com esta expansão do Metrobus, honro minha promessa de dar às famílias de Cidade do México um lar com menos tráfego e ar mais limpo”.

O presidente do Instituto de Recursos Mundiais, Jonathan Lash enalteceu a iniciativa de Ebrard. “A Cidade do México está provando que há soluções para congestionamento que até as maiores cidades podem implantar. Ao tempo em que mais e mais pessoas transferem-se para as cidades, rápidas e corajosas melhorias precisam ser promovidas”.

O Instituto de Recursos Mundiais (World Resources Institute – www.WRI.org) é um organização independente, sem fins lucrativos, com um time de mais de cem cientistas, economistas, especialistas em políticas públicas, analistas de negócios, analistas de estatísticas, cartógrafos e comunicadores que trabalham para proteger a Terra e melhorar a lida das pessoas.

A missão da Embarq – O Centro de Transporte Sustentável do WRI (http://embarq.wri.org) é catalisar soluções ambiental e financeiramente sustentáveis para melhorar a qualidade de vida nas cidades.

CTS-Mexico (www.ctsmexico.org) é uma organização sem fins lucrativos que apoia o desenvolvimento de sistemas efetivos de mobilidade que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população. A estratégia é promover a sinergia entre governos, empresários e sociedade, a fim de desenvolver sistemas de transporte mais limpos e eficientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira