Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/03/2012 - 11:00

Governo do Rio de Janeiro tira carros mais poluentes de circulação

Medida afeta a população e empresas que trabalham com veículos.

É fato conhecido que, quanto mais velho o veículo, maior o dano que ele causa ao Meio Ambiente. Uma pesquisa divulgada em 2010 pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – Anfavea – confirmou que o motor de um carro com mais de 15 anos de uso gera uma poluição 28 vezes maior que a de um carro com menos de 6 mil km rodados. Dados do mesmo estudo apontam que 1/3 dos veículos em circulação no país podem ser considerados velhos, e estes seriam responsáveis por cerca de 80% da poluição causada pelo trânsito.

Pensando em reduzir ainda mais a antiga frota em circulação, desde o começo deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro – Detran/RJ – passou a reprovar o carro que estiver desregulado, poluindo o ar através da liberação excessiva de fumaça. A análise da emissão de gases será feita na vistoria do veículo. A medida afeta, diretamente, empresas cujo negócio é a movimentação de veículos, como transportadoras e empresas que oferecem aluguel de carros.

Angelo Mota é gerente da franquia da Rede Yes, locadora de veículos, que atua no município de Resende, sul do Estado do Rio. Todos os automóveis que compõe a sua frota estão na estrada por menos de um ano e meio. “Atendemos uma grande demanda de turismo de negócios e procuramos renovar os carros a cada 16 ou 18 meses.” Além disso, todos os veículos tem o motor flex, que aceita álcool e gasolina.

O gerente da franquia acredita que, fora a renovação da frota, as empresas podem contribuir com o meio ambiente em pequenos, porém constantes gestos. Em sua empresa, um sistema de reutilização da água da chuva reduziu pela metade as despesas com água. “Lavamos o pátio da empresa, que são cerca de 640 m², e toda a frota, utilizando a água da chuva. Sabemos que os veículos são grandes responsáveis pela poluição no planeta. Pensando nisso, é de fundamental importância que as empresas, principalmente aquelas que trabalham com carros, façam o que estiverem ao seu alcance para minimizar este impacto”.

A medida adotada pelo estado do Rio está servindo de modelo para outros estados, que se basearão nos resultados obtidos para também implementar a regra.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira