Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/03/2012 - 11:42

Dia Mundial da Água - Porto Seguro ajuda a conter a poluição das águas

Criado em 1992, durante conferência da Organização das Nações Unidas no Rio de Janeiro, o Dia Mundial da Água é comemorado todo dia 22 de março (quinta-feira). Para 2012, o tema escolhido pela ONU, é água e segurança alimentar. Empenhada em diversas questões relacionadas ao meio ambiente, a Porto Seguro iniciou em 2007 o Programa de Reciclagem Porto Seguro, que promove a coleta de óleo de cozinha e destina os resíduos para utilização de maneira correta.

Para isso, a Companhia tem ampliado a abrangência dos pontos de coleta, localizados em diferentes regiões do Brasil – veja no site www.portoseguro.com.br/reciclagem. Desde o início do programa, a adesão vem aumentando gradativamente. Em 2007, foram coletados 1401 litros, enquanto em 2011 foram quase 4300 litros de óleo de cozinha que receberam um destino consciente. O auge da coleta foi em 2009, quando 9767 litros foram recolhidos ao longo do ano. Para Mirian Mesquita, gerente de Responsabilidade Social e Ambiental da Porto Seguro, “além do recolhimento, as famílias têm que se conscientizar de que não se deve, de jeito nenhum, jogar óleo no ralo da pia. Muita gente faz isso sem pensar”.

A iniciativa também evita a contaminação das águas e o entupimento dos esgotos, já que a gordura impede a passagem de água. No caso dos encanamentos residenciais, é muito comum que se jogue, sem pensar, o óleo que sobrou diretamente na pia da cozinha, o que entope o sistema de encanamento.

Para contribuir com a campanha, basta acondicionar o óleo de cozinha usado, já frio, em uma garrafa PET. Quando o recipiente estiver cheio, procure uma sucursal Porto Seguro e deposite a garrafa no display de coleta. A garrafa também será reciclada.

Embora cerca de dois terços da superfície mundial sejam cobertos por água, apenas uma pequena parte pode ser ingerida diretamente. Por isso, a ONU procura promover iniciativas de educação e conscientização da população. É comum que as pessoas contabilizem apenas o que bebem todos os dias, se esquecendo de que toda a cadeia de produção de alimentos e objetos é altamente dependente da água. Além disso, boa parte desses recursos é poluída em função da má administração dos dejetos de residências e empresas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira