Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/03/2012 - 13:37

Shoppings da Sonae Sierra Brasil investem em redução do consumo e qualidade da água

Dia 22 comemora-se o Dia Mundial da Água, ocasião em que entra em pauta a preocupação com o excesso do consumo e cuidados com este recurso natural. Atualmente, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo não têm acesso à água. De acordo com um relatório de 2011 da Organização das Nações Unidas (ONU), daqui a 40 anos esse número pode subir para 10 bilhões de pessoas. Os shoppings da Sonae Sierra Brasil investem em diversas medidas para reduzir o uso da água nos empreendimentos, além de práticas que visam a qualidade dos recursos hídricos.

Para a redução do consumo, diversas medidas já foram implementadas nos shopping centers da empresa, como: descargas econômicas, mictórios sem água, torneiras com controle de vazão e sensores automáticos, torneiras com arejadores, equipamentos de ar condicionado modernos que utilizam menos água e gastam menos energia, além de controle do sistema de condicionamento de ar e dos hidrômetros, o que evita vazamentos e desperdício de água.

No Manauara Shopping, em Manaus, que obteve redução de 27,2 % no consumo de água de 2010 para 2011, foram realizados ajustes no sistema de condicionamento de ar, resultando na diminuição do consumo e na qualidade da operação. O shopping também usa temporizadores nas torneiras, além de possuir um sistema à vácuo nas descargas, que utiliza apenas dois litros de água por vez.

No Plaza Sul, em São Paulo, que teve uma economia de 7,8%, em 2011, em comparação a 2010, foram instalados arejadores nas torneiras e descargas com controle do volume de água, além de terem sido feitas melhorias no sistema de ar condicionado. No Boavista Shopping, que registrou redução de 13,8%, iniciou-se a utilização de mictórios secos, assim como no Shopping Campo Limpo, ambos em São Paulo. No Franca Shopping, na cidade de Franca, que obteve economia de 9,1%, foram instaladas torneiras com sensores em substituição às comuns.

O Uberlândia Shopping, que inaugura no final deste mês, também está totalmente integrado à política ambiental da empresa. O empreendimento contará com equipamentos de ar condicionado modernos que utilizam menos água e gastam menos energia.

Para garantir uma melhor qualidade da água que vai para o esgoto, o Parque D. Pedro, em Campinas, e o Manauara, em Manaus, possuem Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs). O Shopping Penha, em São Paulo, também investe na iniciativa, com o sistema atualmente em fase de teste. No Parque D. Pedro, esse processo possibilita a reutilização de dois terços do volume diário de água na rega de plantas, na lavagem do prédio e no ar condicionado. O restante é lançado no ribeirão, nas proximidades do shopping, com 98% de eficiencia de tratamento da água.

Os shoppings da Sonae Sierra Brasil possuem ainda uma iniciativa para evitar a contaminação da água por óleo de cozinha usado, que polui os rios ao ser descartado incorretamente e é um dos principais causadores de entupimentos e danos à rede de esgotos. O Shopping Plaza Sul, por exemplo, recolheu no ano passado 15.780 litros, que foram coletados por empresas certificadas que reutilizam este material para a produção de produtos de limpeza, que depois são doados. O Shopping Campo Limpo recolheu 14.872 litros.

A conscientização dos colaboradores e dos lojistas sobre a importância da redução do consumo de água também faz parte das ações dos empreendimentos. Como no Shopping Metrópole, que realiza treinamentos aos prestadores de serviços e funcionários da administração sobre o uso racional da água. E no Shopping Penha, que já realizou concursos para dimunição do uso do recurso natural entre os lojistas do segmento de alimentação e ação de entrega de ampulhetas para medição do tempo de banho.

A Sonae Sierra Brasil (www.sonaesierrabrasil.com.br) é uma empresa especialista em shopping centers com a expertise de suas acionistas controladoras: a européia Sonae Sierra e a americana DDR Corp. (DDR). A empresa é proprietária e administradora de 10 shoppings em operação: Penha, Plaza Sul, Campo Limpo e Boavista (São Paulo-SP); Pátio Brasil (Brasília-DF); Franca Shopping (Franca-SP); Tivoli Shopping (Santa Bárbara D'Oeste-SP); Shopping Metrópole (São Bernardo do Campo-SP) Parque D. Pedro Shopping (Campinas-SP) e Manauara Shopping (Manaus-AM), totalizando 356,6 mil m2 de Área Bruta Locável (ABL).

A Sonae Sierra Brasil segue sua estratégia de crescimento com o desenvolvimento de três novos projetos (Uberlândia Shopping, em Uberlândia - MG, o Boulevard Londrina Shopping, em Londrina - PR e o Passeio das Águas Shopping, em Goiânia - GO).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira