Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2012 - 08:52

Transformar resíduos em produtos em novos e funcionais faz parte de modelos sustentáveis apresentados nA 20ª Feicon Batimat

São Paulo A sustentabilidade foi destaque na 20ª Feicon Batimat – Salão Internacional da Construção com o lançamento de vários produtos produzidos a partir da reutilização de resíduos e até mesmo da sobra de construções. Como é o caso das mantas acústicas e pisos amortecedores da Aubicon, que têm a certificação ambiental do Green Building Council devido a seu processo de fabricação, que envolve a reciclagem de pneus, cujo descarte ilegal é um dos grandes problemas ambientais do Brasil.

Já o Grupo Baram, por meio da marca Verbam, oferece uma ferramenta básica para as boas práticas de produção de outras indústrias: uma máquina de reciclagem de entulho que possibilita o reaproveitamento, dentro das limitações técnicas, de argamassa, areia, concreto, telha, metais, papéis, gesso, plástico, tijolos, pedras, cerâmica e madeira. O material processado pode ser utilizado para pavimentação de ruas e aterro de estradas rurais, além da produção de blocos, calçadas, bancos, enchimentos de fundações, tubos e pisos.

Cerâmica também é a matéria prima principal do projeto Casa Cerâmica, que permite economia de até 30% na construção habitacional em relação aos tijolos comuns. Na montagem em apenas 5 dias da casa de 54 metros quadrados, exposta na Feicon Batimat, não houve desperdício de material. Também há economia de ferragens e argamassa e os sistemas elétrico e hidráulicos já estão embutidos nos blocos cerâmicos.

Restos de madeira são aproveitados pelo Grupo São Gabriel por meio da iniciativa “Madeira de Demolição.com”. Segundo o fabricante, o comércio desse tipo de material é uma forma responsável de se utilizar madeiras nobres de forma racional sem agressão ao meio ambiente.

Ainda hoje, comercializa-se em larga escala madeiramento de origem duvidosa. O reaproveitamento também é uma opção à incineração, que gera poluição, e ao descarte clandestino.

Os produtos finais, com um toque de rústico, incluem móveis e peças diversas, como painéis, pisos, revestimentos, portas, pias, balcões e acessórios. A Feicon Batimat encerrou neste ultimo sábado, 31 de março, ocupando todos os 85 mil metros quadrados do Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Mais de 800 marcas expositoras lançaram cerca de 2 mil produtos no evento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira