Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/04/2012 - 09:24

No Amazonas, mulheres são incentivadas a atuar em negócio sustentável

Entre linhas e agulhas, máquinas de costura, tesouras, tecidos e moldes, 17 mulheres do bairro do Abial, comunidade ribeirinha do município de Tefé (650 km a oeste de Manaus), receberam capacitação para produzirem bonecos de pelúcia de um animal carismático da fauna amazônica, o peixe-boi. Elas participaram da "Eco-oficina de bonecos e Oficina de Negócios", ocorridas na sede do Clube de Mães de Tefé entre os dias 25 e 30 de março.

As atividades foram realizadas pelo Instituto Mamirauá, por meio do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), em parceria com a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA / ICMBio), de Pernambuco, e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-AM).

A pedagoga Nathalia Flores, educadora ambiental do projeto Aquavert, explica que a produção de bonecos de peixe-boi é peça chave para a sensibilização da sociedade para a conservação da espécie. "Além da sensibilização ambiental acerca da espécie, a ação pretende gerar alternativa econômica, promover valorização das mulheres e beneficiar a comunidade local".

A "Eco-oficina de Bonecos" e a "Oficina de Negócios" contaram com a participação da diretora-geral da Fundação Mamíferos Aquáticos, Denise Castro, que falou às participantes sobre empoderamento e valorização das mulheres. Denise contou a experiência da FMA em Barra do Mamanguape, na Paraíba, onde a instituição apoiou as mulheres do local a criarem uma associação de produtoras de bonecos.

Cidarta Melo, instrutor da Escola de Ações Móveis e Comunitárias do Senai Amazonas, ensinou às mulheres técnicas de costura e modelagem de bonecos.

Uma das participantes mais entusiasmadas do curso, a vendedora Antônia Batista Barbosa, 42 anos, já faz planos para incrementar a renda com a produção de bonecos. "Achei muito bom esse apoio, tenho fé em Deus que temos condições de produzir esses bonecos!".

Reestruturação -As oficinas foram um grande incentivo no processo de reestruturação do Clube de Mães do bairro do Abial. Após cinco anos sem atividades, 12 sócias se reuniram no último dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, para tratarem do reinício do Clube, que ainda não possui sede.

Todo o material utilizado nas oficinas foi doado pelo Instituto Mamirauá para o Clube de Mães do Abial, que dará continuidade à produção de bonecos.

Projeto Aquavert -Desenvolvido por pesquisadores do Instituto Mamirauá, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, o projeto Aquavert tem o objetivo de consolidar estratégias e propor novas ações de conservação das espécies de mamíferos aquáticos, jacarés e quelônios que habitam as Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, na região amazonense do Médio Solimões. [www.mamiraua.org.br/aquavert] |. Augusto Rodrigues.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira