Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2007 - 11:02

Eco Design vira tendência para empresas preocupadas com responsabilidade ambiental

Com o intuito de criar produtos que causem menos danos ao meio ambiente, o Ecodesign é hoje, para muitas empresas, a ferramenta necessária para atingir o desenvolvimento sustentável e está presente em produtos de diversos segmentos.

Essa nova forma de agregar design aos produtos tem o objetivo de diminuir o impacto ambiental da sua produção, ou até trazer um impacto positivo, com menos lixo e menos emissões de carbono na atmosfera.

Agregar Valor ao Produto-Pensando na responsabilidade ambiental, muitas empresas têm adaptado seus produtos com design diferenciado, mas ao mesmo tempo ecologicamente corretos.

Com o ecodesign as empresas economizam matéria-prima, além de possibilitar melhorias à imagem em tempos em que o apelo ambiental ganha cada vez mais relevância.

Gustavo Chelles, sócio do estúdio de design Chelles & Hayashi, afirma que hoje 90% de seus clientes manifestam preocupação ambiental no desenvolvimento dos produtos. O estúdio cria projetos de design sustentável para empresas como Natura e Mueller.

Para a Natura, o estúdio trabalha no design das embalagens recicláveis e dos refis dos produtos, que chegam a consumir até 50% menos matéria-prima que as embalagens convencionais.

Outra preocupação dos clientes é com o uso mais racional de água. A empresa de design desenvolveu a lavadora de roupas Superpop, para a Mueller Eletrodomésticos, que possibilita economia de água no processo de lavagem.

Para a Mueller Fogões, o estúdio desenvolveu o design da nova linha de fornos elétricos Sonetto, que são os mais econômicos do mercado no quesito de consumo energético. Em alguns casos, o custo de preparo da refeição chega a ser menor que quando preparado em fogão a gás.

Para falar sobre o tema, disponibilizamos o engenheiro e designer de produtos, Gustavo Chelles.

Perfil da Chelles & Hayashi Design - Nesses 12 anos de existência, a Chelles & Hayashi Design já ganhou diversos prêmios pelos seus projetos. Dentre eles, importantes prêmios para a lavadora PopTank, Centrífuga Mueller, da marca Mueller S.A.; o Tanque Tigre e também a linha de Porta-Filtros, da Melitta, em que foi reconhecido o trabalho da agência no incremento da qualidade de vida dos consumidores, por meio do design.

Para completar essa lista, no ano passado a empresa recebeu mais um prêmio do Museu da Casa Brasileira, o mais importante prêmio de design do país, pela criação da lavadora SuperPop, também da Mueller S.A. e voltada para as classes C e D.

Dentre os principais clientes da agência, destacam-se: Mueller Eletrodomésticos e Mueller Fogões, Tigre, Natura, Johnson & Johnson (USA), Covadis (Suíça), Tabacaria Caruso, Panasonic, Mercure / Accor, TB Acessórios, Enermax, Unicred, Diários Associados e outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira