Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2012 - 10:26

TAA defende manejo florestal responsável tanto para empresas, quanto para comunidades e concessões florestais do governo durante a V Brasil Certificado

Diretora do projeto criado pelo governo holandês participa de debate sobre oportunidades de financiamento em cadeia sustentável.

São Paulo– Além de empresas e comunidades com o selo FSC, a Brasil Certificado, que acontece entre os dias 10 e 12 de abril, em São Paulo, também reúne organizações que trabalham para que o manejo sustentável de florestas se torne efetivo. Uma delas é o projeto The Amazon Alternative (TAA), ou A Alternativa Amazônica, que auxilia diretamente no implemento de modelos responsáveis de manejo e produção na maior floresta tropical do mundo.

O TAA é um projeto público-privado do governo da Holanda de incentivo à certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal, em português) na Amazônia brasileira, boliviana e peruana. O projeto financia as ações necessárias para a execução de medidas sustentáveis, como treinamentos, consultorias, pesquisas e auditorias de pré-certificação e certificação.

Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho da organização poderá acompanhar o debate "Financiando a cadeia florestal sustentável na Amazônia: Desafios e Oportunidades", que acontece no dia 11 de abril, às 11h, no fórum realizado paralelamente à feira. Na mesa, estarão a diretora da TAA na Holanda, Petra Hamers, e os coordenadores do projeto na Bolívia, Pablo Pinell, e no Brasil, Luise Marta Bauch.

“A certificação florestal madeireira da Amazônia estava praticamente parada desde 2005 devido a diferentes gargalos no processo”, descreve Luise. “Com as concessões florestais federais e estaduais este processo começa a se mover de novo, lentamente”, explica. De acordo com a coordenadora “a mensagem do TAA para o público em geral é que o manejo sustentável da Amazônia é possível, que o desmatamento é desnecessário, existem terras melhores com finalidade agrícola e que a floresta pode ser manejada e deve ser preservada”. Ainda segundo ela, ”para que isso aconteça, todo e qualquer esforço é valido”.

O público também poderá visitar, nos três dias da feira, o estande montado pelo TAA. Lá conhecerão quatro empresas que receberam concessões do governo federal ou estadual para a exploração de manejo de madeiras na Amazônia e que estão em processo de certificação. "Um evento como esse desperta no consumidor a consciência da existência real de cadeias de sustentabilidade, além de dar visibilidade aos processos voluntários de certificação, tanto agrícola quanto florestal", destaca Luise.

A Brasil Certificado é um evento onde líderes, formadores de opinião e empresas de todo o mundo promovem e discutem os compromissos com a sustentabilidade. O objetivo é apresentar, através de exposições, debates e outros eventos internos, o crescimento e os obstáculos ainda enfrentados pela certificação. A programação completa do evento pode ser acessada no site: http://www.brasilcertificado.com.br/. Os interessados em participar deverão fazer a inscrição no próprio endereço. A entrada é gratuita.

.[ V Brasil Certificado, de 10 a 12 de abril de 2012 (terça a quinta-feira), das 13h às 20h,noCentro de Eventos São Luis,Rua Luis Coelho, 323 – São Paulo – SP.Entrada gratuita].

Perfil- O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, criada em 1995 para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agrícola. [www.imaflora.org].

Amigos da Terra - Amazônia Brasileira - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) reconhecida pelo Ministério da Justiça, existe desde 1989 e atua na promoção de interesses difusos, tais como direitos humanos, cidadania e desenvolvimento, a partir da valorização do capital natural. Atua nas políticas públicas, nos mercados, nas comunidades locais e no mundo da informação, por meio de atividades inovadoras, com foco prioritário, mas não exclusivo, na região amazônica. A entidade é completamente independente. Participa de redes internacionais como Banktrack e BICECA e mantém acordos de parceria com vários grupos da rede Friends of the Earth International, porém sem vinculação formal. [www.amazonia.org.br].

RAS – A Rede de Agricultura Sustentável (RAS) promove a agricultura eficiente e produtiva, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável de comunidades por meio da criação de normas sociais e ambientais. A RAS é uma rede global, fundada na América Latina, composta por organizações não-governamentais independentes. Entre elas está a Imaflora, representante da rede no Brasil e uma das fundadoras da RAS. Cada organização parceira da RAS contribui com o seu conhecimento e experiência para o desenvolvimento da Rede. [www.sanstandards.org

Sobre o FSC – O Forest Stewardship Council (FSC) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo responsável das florestas do mundo. O FSC é um fórum único onde as partes interessadas de todo o mundo se encontram e, por meio de fortes processos multi-stakeholders (com a participação das diversas partes interessadas), definem critérios sociais e ambientais essenciais para o manejo florestal. Esses princípios fundamentais são realizados nas florestas em todo o mundo por meio da certificação FSC. Através de programas, serviços e soluções que suportem a certificação FSC, o Forest Stewardship Council capacita organizações, empresas e comunidades para apoiar o manejo florestal que atenda às necessidades sociais, econômicas e ecológicas das gerações presentes e futuras. [www.fsc.org].

Rainforest Alliance - A Rainforest Alliance trabalha com pessoas cuja subsistência depende basicamente da terra, ajudando-as a hospedar turistas e a transformar a maneira de cultivar alimentos e madeira. Grandes corporações multinacionais, pequenas organizações, cooperativas comunitárias, empresas e consumidores de todo o mundo estão envolvidos nos esforços da Rainforest Alliance em promover a produção responsável de bens e serviços em um mercado global cuja demanda por sustentabilidade é cada vez maior. [www.rainforest-alliance.org].

WR São Paulo - Especializada na promoção e organização de feiras e congressos, nacionais e internacionais, fundada e sediada há mais de dezoito anos na cidade de São Paulo. Entre os diversos eventos que promove estão as feiras Mega Artesanal, Brazil Patchwork Show, Brasil Certificado, Feira de Máquinas e Produtos do Setor Madeireiro, Brazil Scrapbooking Show e vários congressos internacionais do setor de base florestal. Os projetos mais recentes da empresa são a WR Consciente, a Associação Latino Americana para o Fomento do Artesanato e a Escola Livre de Artes e Ofícios. [www.wrsaopaulo.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira