Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2012 - 09:18

SOS Mata Atlântica participa da V Brasil Certificado

Evento debate certificação ambiental por três dias em São Paulo.

A Fundação SOS Mata Atlântica participa da V Brasil Certificado, evento no qual líderes, formadores de opinião e empresas promovem e discutem os compromissos com a sustentabilidade. Durante a feira, que acontece no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo, a Fundação marca presença com um estande, onde será possível obter informações sobre seus programas e conhecer os produtos da ONG. Além da feira, haverá um Fórum de Debates que tratará de temas que desafiam a sustentabilidade nos setores florestal e agrícola.

De acordo com Mario Mantovani, diretor de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica, o tema “certificação ambiental” vem sendo trabalhado pela comunidade internacional há algum tempo e o Brasil tem acompanhado essa tendência, sendo inclusive protagonista em muitas iniciativas. “Nosso país é, atualmente, o que mais evoluiu nesta questão, tanto na cadeia de custódia, quanto nas empresas de papel e celulose, além de ser o que possui a maior área certificada no mundo”.

O termo “certificação ambiental” se refere a uma rotulagem, ou identificação, da qualidade socioambiental de um produto ou processo de produção. Assim, o selo garante que determinado produto é produzido de acordo com a legislação ambiental e trabalhista, entre outros diferenciais que agregam valor em relação a outro produto que não apresente a certificação.

De acordo com a gerente de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica, Ludmila Pugliese, a certificação ambiental, apesar de ser uma ferramenta de mercado, permite trabalhar a propriedade em aspectos mais amplos, além da produção, considerando-se ações que visem o desenvolvimento humano, o respeito a comunidades locais e a conservação de recursos naturais.

É neste contexto mais amplo que se inserem os programas da SOS Mata Atlântica. Nos programas de restauração florestal da Fundação, como o Florestas do Futuro, o objetivo é a restauração de ecossistemas e preservação de recursos hídricos. Já no Clickarvore, além da doação de mudas é feita uma bonificação a proprietários que auxiliem no bom desenvolvimento do projeto. “Isso traz ganhos a todos os envolvidos nos projetos”, explica Ludmila.

Além disto, a ONG vem participando diretamente na questão da certificação, tanto no Conselho de Manejo Sustentável (FSC), quanto na Rede de Agricultura Sustentável (RAS), mostrando que é possível fazer agricultura no Brasil sem degradação.

Para Mariana Machado, coordenadora do Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Mata Atlântica, a criação de uma RPPN deveria ser um dos critérios considerados no processo de certificação. “Por ser uma iniciativa voluntária do proprietário, que assume publicamente o compromisso de proteger uma área de mata nativa em caráter perpétuo, a constituição de uma RPPN deveria conceder pontuação máxima à propriedade. Dessa forma, ela teria um selo ou certificação diferenciados, destacando seu compromisso com a conservação da biodiversidade e dos serviços ambientais”, destaca.

Rede de Agricultura Sustentável-Na abertura da quinta edição da Brasil Certificado, dia 10, às 13h, acontecerá a entrega do primeiro certificado da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) para uma fazenda de pecuária do mundo. Esta certificação é uma conquista importante e um marco para o Imaflora, organizadora do evento, além de servir como estímulo para que mais produtores se adéquem a normas socioambientais. Logo após a entrega do certificado, haverá uma sessão de perguntas e respostas sobre a certificação RAS para pecuária, com a presença do produtor certificado e da equipe técnica da organização. [ www.brasilcertificado.com.br. A entrada é gratuita.

Fundação SOS Mata Atlântica-Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica comemorou em 2011 seus 25 anos. É uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas. [www.sosma.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira