Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/04/2012 - 08:03

Fibria apresentou iniciativas para o desenvolvimento sustentável com comunidades vizinhas na quinta edição da feira Brasil Certificado

José Luciano Penido, presidente do Conselho de Administração da Fibria, participou de debate sobre os desafios e as tendências globais para a certificação e a sustentabilidade.

São Paulo – A Fibria, líder mundial na produção de celulose branqueada de eucalipto, foi uma das participantes da 5ª edição da feira Brasil Certificado, que aconteceu em São Paulo entre os dias 10 e 12 de abril. Por meio do estande denominado “Valor da Floresta”, a Fibria apresentou os projetos de produção sustentável de alimentos junto aos seus plantios de eucalipto, a partir do engajamento com as comunidades vizinhas. O presidente do Conselho de Administração da Fibria, José Luciano Penido, fez parte da mesa-redonda sobre os desafios e as tendências globais para a certificação e a sustentabilidade, da qual também participaram Sabrina Vigilante, executiva da Rainforest Alliance; André de Freitas, diretor-executivo do FSC®; e Ruth Nussbaum, diretora-executiva do Proforest.

As iniciativas da Fibria de produção sustentável de alimentos junto aos plantios de eucalipto ajudam a promover a diversificação das atividades agrícolas e a geração de renda de suas comunidades vizinhas. Por meio desses sistemas de agroflorestas, a companhia contribui para o desenvolvimento local de forma integrada com os municípios, a partir da diversificação da economia rural e do fortalecimento da agricultura familiar.

Os principais projetos consistem no estímulo à cadeia produtiva do mel com o uso da florada do eucalipto das fazendas da Fibria, por meio do aprimoramento das técnicas utilizadas e da organização das associações de apicultores; na plantação de feijão, milho e mandioca nas entrelinhas do eucalipto durante o primeiro ano de crescimento das árvores; e na criação de gados e ovinos, a partir de consórcio de floresta e pecuária com os produtores rurais.

No debate sobre os desafios e as tendências globais para a certificação e a sustentabilidade, José Luciano Penido abordou a importância do engajamento das empresas de base florestal com as comunidades vizinhas. “Trabalhamos em busca de um crescimento sustentável no que diz respeito ao relacionamento de longo prazo com todos os nossos stakeholders”, afirmou Penido.

A Brasil Certificado [http://www.brasilcertificado.com.br] teve o objetivo de mostrar experiências voltadas à sustentabilidade para as cadeias produtivas agrícolas e florestais. O encontro reuniu líderes, formadores de opinião e empresas comprometidas com iniciativas sustentáveis e certificação socioambiental. A feira foi promovida pelo Imaflora, Amigos da Terra-Amazônia Brasileira, Rede de Agricultura Sustentável, FSC® e Rainforest Alliance, e organizada pela WR São Paulo.

Fibria -Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,25 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso. Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis localizados nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, a Fibria trabalha com uma base florestal total de 1,080 milhão de hectares, dos quais 405 mil são destinados à conservação ambiental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira