Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2012 - 09:19

Viva a Mata 2012 traz o mar para o Parque Ibirapuera

Maior evento ambiental em prol da Mata Atlântica terá como tema o mar e sua relação com a vida das pessoas .

Entre os dias 18 e 20 de maio, será realizada a oitava edição do maior evento brasileiro em prol da Mata Atlântica, o Viva a Mata. A mostra gratuita acontecerá na Arena de Eventos do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), das 9h às 18h. Desde 2005,a SOS Mata Atlântica promove o evento para celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio). Aberto ao público, o Viva a Mata busca sensibilizar e conscientizar a sociedade e promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação desta floresta, com exposição de projetos e iniciativas, palestras, debates, teatro, jogos e diversas outras atrações. A mostra tem cenografia assinada pelo designer Beto Von Poser e patrocínio do Bradesco Cartões e da Natura.

O Viva a Mata 2012 terá como tema “Nosso verde também depende do azul”, e a intenção é mostrar a importância da zona costeira e ecossistemas marinhos. “Temos 8 mil quilômetros de costa. Com as atrações do evento deste ano pretendemos apresentar às pessoas como o mar e o nosso litoral influencia diretamente as nossas vidas e que, se não tivermos mais cuidado, estaremos comprometendo ainda mais os nossos recursos naturais”, destaca Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica.

De acordo com a coordenadora da Rede das Águas da SOS Mata Atlântica, Malu Ribeiro, a população e os órgãos públicos têm tanta responsabilidade com o cuidado do mar quanto com o cuidado dos rios. “Estamos agredindo o mar e retirando o que ele oferece de bom de maneira predatória para nosso uso”, diz ela.

Malu observa também que o tema desta edição do Viva a Mata é uma oportunidade de chamar a atenção da sociedade para o desperdício de nossos recursos naturais e destacar a atuação da ONG em projetos relacionados ao mar. “Mostraremos a relação da água com os ecossistemas, com o clima, com a produção de alimentos e a economia. O governo brasileiro, por exemplo, tem dado muita ênfase para o pré-sal, sem discutir os impactos que ele pode causar. Então, queremos trazer esse debate.”

Cenografia sustentável -A Cenário Brasil realizou o projeto cenográfico para o Viva Mata 2012. A escolha dos materiais para o evento reflete a vontade de utilizar elementos comuns e mostrar que ao reciclar é possível dar uma nova roupagem, mais sofisticada e inusitada, ao que seria transformado em lixo.

O uso da madeira foi reduzido ao máximo e, no lugar dela, materiais alternativos foram incorporados. Para esta edição, caixas de papelão reciclado serão utilizadas como material de fechamento, mas com dois tipos de papel que possibilitam brincar com os tons. Além das paredes, o papelão em chapa será usado na divisão das estantes e mobiliário em geral.

Em algumas seções serão aplicados tubetes de papelão, usados comumente na indústria para as bobinas de papel e tecido. A composição, uma espécie de “grade” de tubos de papelão, serve para dar leveza ao espaço e possibilita a passagem do vento, diminuindo a pressão sobre os painéis.

A madeira utilizada é originada fontes certificadas de reflorestamento ou possui o selo verde Forest Stewardship Council (FSC) – em português, Conselho de Manejo Florestal. Todos os detalhes foram supervisionados pela SOS Mata Atlântica de forma a proporcionar um ambiente agradável para o público e, ao mesmo tempo, prezar pela sustentabilidade do evento.

Expositores -Organizações, instituições, associações e reservas particulares (RPPNs) de 14 Estados brasileiros já confirmaram presença no evento. Até o momento, são 75 os expositores que estarão distribuídos pelos 18 estandes do Viva a Mata, divididos em 13 temas – Costa Atlântica, Centro de Experimentos Florestais, Produtos Sustentáveis, Áreas Protegidas, Ações Regionais, Educação Ambiental, Fauna e Flora, Reciclagem, Lagamar, Água, Túnel dos Sentidos, Oficina de Plantio e Empresas pela Mata Atlântica. Entre os expositores confirmados estão organizações como o o Projeto Coral Vivo, o Instituto Mar Adentro e a ONG Ecosurfi. Na programação, apresentações, exposições de materiais e de projetos, oficinas, jogos educativos e diversas outras atividades para públicos de todas as idades.

Viva a Mata no Facebook -Para mobilizar a sociedade também via internet e destacar o tema do Viva a Mata 2012, a Fundação SOS Mata Atlântica preparou uma ação especial em sua página no Facebook. Funciona da seguinte maneira: à medida que novos internautas curtirem a página da ONG, as imagens de capa serão modificadas com a inclusão de novos elementos dos ambientes marinho e de floresta. A ação poderá ser conferida em http://www.facebook.com/SOSMataAtlantica.

Visitas Monitoradas -Escolas interessadas em agendar visitas monitoradas já podem se inscrever pelo e-mail [email protected]. Podem participar alunos de todas as idades, até mesmo estudantes universitários e de ensino técnico, que queiram saber mais sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica, sobre a importância das áreas protegidas, conhecer iniciativas em prol da sustentabilidade e participar de exposições, palestras, debates e oficinas. Haverá ainda peças de teatro, maquetes interativas e atividades com voluntários, tudo gratuito.

Viva a Mata 2012 – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica, de 18 a 20 de maio, das 9h às 18h, no Parque Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral – São Paulo/SP.Realização: Fundação SOS Mata Atlântica.Informações: www.sosma.org.br Todas as atividades são gratuitas.

Fundação SOS Mata Atlântica-Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização privada sem fins lucrativos, que tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Assim, estimula ações para o desenvolvimento sustentável, promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobiliza, capacita e incentiva o exercício da cidadania socioambiental. A Fundação desenvolve projetos de conservação ambiental, produção de dados, mapeamento e monitoramento da cobertura florestal do Bioma, campanhas, estratégias de ação na área de políticas públicas, programas de educação ambiental e restauração florestal, voluntariado, desenvolvimento sustentável, proteção e manejo de ecossistemas. [www.sosma.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira