Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2012 - 08:13

Projeto de aluno da Fatec Itapetininga será apresentado na Rio+20

Transporte de cargas via teleférico pela Serra do Mar é ecologicamente correto e reduz custos.

Despachar cargas em contêineres via teleférico. A ideia de Jorge Saito, aluno do curso superior tecnológico de Comércio Exterior da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Itapetininga, será apresentada na Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que acontece entre os dias 20 e 22 de junho.

De volta à sala de aula aos 65 anos, Saito pretendia desenvolver uma forma de transporte ecologicamente correta que pudesse diminuir o tráfego de veículos pesados entre o litoral e a capital paulista. Seu projeto prevê a utilização de um sistema de cabos de aço suspensos conhecido como cable car para transportar carga dentro de contêineres a partir de um terminal na região de Itapetininga/São Miguel Arcanjo, no Vale do Paraíba, atravessando a Serra do Mar pela região de Sete Barras e Registro e chegando ao Porto de Iguape.

O sistema funciona como um teleférico: o contêiner que desce puxa aquele que sobe. Esse contrapeso utiliza pouca energia elétrica. Além disso, o impacto ambiental da instalação também é pequeno, uma vez que requer apenas a construção de torres, sem necessidade de desmatamento.

“A Fatec possibilitou o desenvolvimento do meu projeto. Apresentá-lo na Rio + 20 é minha contribuição para o crescimento da região, pois é um estudo de baixo custo de implantação, se comparado às grandes obras no setor, e totalmente viável”, diz Saito. O projeto foi um dos três elaborados por estudantes de instituições de ensino públicas selecionados para participar da Rio+20.

Saito partiu de um estudo realizado pela Faculdade de Engenharia Industrial de São Bernardo do Campo (FEI) segundo o qual em uma hora é possível movimentar 150 contêineres subindo carregados e outros 150 descendo vazios a uma velocidade de 15 km/h. Como cada contêiner comporta o equivalente à carga de um caminhão, ou aproximadamente 25 toneladas, estima-se que o sistema funcionando na capacidade máxima consiga retirar das estradas 3,6 mil caminhões.

O dono da ideia-Formado em engenharia civil e com pós-graduação na área ambiental, Saito resolveu voltar aos estudos aos 65 anos prestando vestibular para o curso superior tecnológico de Comércio Exterior da Fatec. Seu objetivo era aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula na área de agronegócio, mais especificamente em exportação para a China – o estudante fala mandarim e dá aulas gratuitas do idioma para alunos da Fatec.

“Cursar uma faculdade com mais de 60 anos é uma experiência fantástica. Tenho certeza de que contribuo com o curso e com os colegas.”

Centro Paula Souza – Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além das classes descentralizadas – unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a supervisão de uma Etec –, em mais de 270 cidades paulistas. As Etecs atendem cerca de 226 mil estudantes, no Ensino Médio e no Ensino Técnico, para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Nas Fatecs, mais de 59 mil alunos estão matriculados nos cursos de graduação tecnológica. [www.centropaulasouza.sp.gov.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira