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26/05/2012 - 06:54

Avon e TNC juntas na restauração da mata atlântica e conscientizaçãoda população

Projeto que visa contribuir com a meta da The Nature Conservancy (TNC) de plantar um bilhão de árvores e proteger nascentes e espécies ameaçadas conta com ação dos revendedores Avon do Brasil e de mais 51 países onde a empresa está presente.

São Paulo – Chega ao terceiro ano a parceria global da Avon com a The Nature Conservancy (TNC), que já contribuiu para a restauração de cerca de 1,6 milhão de árvores em trechos da Mata Atlântica desmatados na região sudeste do país. A parceria faz parte do projeto Plant a Billion Trees, por meio do qual a TNC convida empresas a contribuir com a restauração da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta.

A Avon promove este apoio como parte das ações desenvolvidas pela empresa sob a campanha Viva o Amanhã mais Verde, internacionalmente conhecida como Hello Green Tomorrow, que apóia globalmente projetos de sustentabilidade. O objetivo é repassar à TNC fundos para as atividades de plantio e restauração. “Em todas as oportunidades que visitei o Brasil e caminhei por remanescentes da Mata Atlântica com a equipe da TNC, pude observar de perto o trabalho cuidadoso que está sendo feito para recuperar a floresta e cuidar das nascentes, sempre com o forte envolvimento das comunidades locais”, afirma o vice-presidente de Sustentabilidade Corporativa da Avon, Tod Arbogast. “Com isto pudemos reforçar a comunicação da campanha para que mais revendedores pudessem participar.”

A Avon promove a venda de camisetas Hello Green Tomorrow, oferecidas em seus folhetos. As doações obtidas no Brasil revertem integralmente para o projeto, assim como 50% do fundo obtido em outros 51 países onde a Avon mantém este programa. A ação conta com a contribuição fundamental dos revendedores Avon, que no mundo são mais de 6,4 milhões de pessoas de várias idades e perfis que formam uma gigantesca rede capaz de disseminar amplamente as causas sociais defendidas pela empresa, além de falar com seus clientes sobre a importância da preservação da Mata e dos 5 Rs (Reduzir, Reciclar, Reusar, Repensar e Replantar).

Esses revendedores têm sido sensibilizados para a causa por meio de ações de comunicação interna, por meios impressos e eletrônicos, e, no Brasil, onde está concentrada a maior força de vendas da Avon no mundo, de visitas aos locais em restauração, para que eles entendam a importância de cuidar desse bioma e o trabalho árduo que é recuperar a floresta. “Foi impressionante ver o que a TNC vem fazendo e é um grande orgulho saber que podemos ajudar com o nosso trabalho, falando com nossos clientes, mostrando que o planeta precisa também estar bonito e saudável, como a gente!”, comenta Amélia da Silva Netto, revendedora Avon, de São Paulo.

No Brasil, a camiseta Viva o Amanhã mais Verde foi produzida em tecido fabricado a partir da reciclagem de garrafas PET. Com design assinado pela grife de moda Iódice Denin, ela é oferecida nos modelos feminino, unissex e infantil. Nem a empresa nem os revendedores lucram com a venda. A camiseta é vendida por R$ 12,90 e o repasse de R$ 5,00 é destinado para o projeto da TNC.

Em 2010, a arrecadação obtida pela Avon nos demais países onde a empresa atua foi toda revertida para este projeto – globalmente as revendedoras destinavam US$ 1 dólar e, no Brasil, R$ 2,00. Isso significou, até o momento, um montante de US$ 1 milhão. A Avon dobrou este valor, doando diretamente outro US$ 1 milhão à TNC. Em 2011 estes mesmos países direcionaram 50% da arrecadação realizada com a venda de produtos para o projeto brasileiro da TNC de recuperação da Mata Atlântica. Para 2012, a Avon espera doar ao projeto o mesmo valor obtido com a arrecadação, mas se compromete a doar um mínimo de US$ 250 mil, independentemente do montante dos repasses, que até o momento, com este esforço global, chega perto de US$ 3 milhões.

Plantar árvores e mudar atitudes -A Mata Atlântica é uma das florestas mais biodiversas do mundo e nela vive um grande número de espécies não encontradas em nenhum outro lugar do planeta. São aproximadamente 2.200 espécies de pássaros, mamíferos, répteis e anfíbios e 20 mil espécies de plantas. Contudo, é o bioma mais ameaçado do país e, embora tenha sido reduzida a 12% de sua cobertura original, devido ao desmatamento cuja origem remonta ao início da colonização do país, ainda hoje ela protege a água doce consumida por 70% da população brasileira, cerca de 130.000 milhões de habitantes.

“Devemos recuperar a floresta porque nós dependemos dos serviços ambientais que ela nos presta, como um clima equilibrado, proteção a água doce, equilíbrio do regime das chuvas, polinização os quais permitem nossa sobrevivência e de todas as demais espécies”, afirma a especialista em Filantropia e Comunicação da TNC, Claudia Picone.

O projeto Plant a Billion Trees da TNC não se resume apenas a promover o plantio de árvores, ele envolve a aplicação de metodologias específicas para trazer a floresta de volta e o engajamento de proprietários rurais e governos de diversas regiões. Esse trabalho começa com o estreitamento do contato com os pequenos, médios e grandes agricultores para esclarecer a importância da restauração em áreas chaves para a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade. “É possível recuperar a floresta que levou milhares de anos para se desenvolver e criar conexões viáveis para a fauna e flora, mas pra isso necessitamos da participação de produtores rurais porque o plantio envolve intervenções em suas propriedades. E as pessoas dos centros urbanos podem contribuir participando de campanhas como esta da Avon.”, explica Claudia Picone.

A aderência desses agricultores se dá quando eles ganham algum benefício com o projeto e passam a compreender a importância da restauração para o bem de todos. “Além disso, o projeto tem beneficiado trabalhadores rurais e contribuído para os programas de reflorestamento de vários governos estaduais, entre eles o de São Paulo e do Espírito Santo.” exemplifica Claudia.

Vale ressaltar que o processo de fabricação retirou do meio ambiente 504 mil garrafas PET e gerou economia de água e energia elétrica. Para se obter um quilo de tecido à base de PET é são necessários apenas 3 litros de água, enquanto a fabricação do mesmo um quilo do tecido consome 11 millitros.

A Avon, a empresa voltada para as mulheres, é líder mundial no mercado de beleza, com uma receita anual de mais de US$ 11 bilhões. Como a maior empresa de vendas diretas do mundo, ela comercializa seus produtos em mais de 100 países por intermédio de aproximadamente 6,4 milhões de revendedores autônomos. A linha de produtos Avon inclui itens de beleza de alta tecnologia, assim como produtos de moda e para casa, e apresenta marcas de qualidade reconhecida como Avon Color, Renew, Skin-So-Soft, AdvanceTechniques e Avon Naturals. [ www.avoncompany.com].

A empresa está no Brasil há 54 anos, comercializando os produtos Avon em todo o país. A cada campanha de venda, que dura em média 19 dias, os revendedores interagem com milhões de brasileiros e suas famílias, levando beleza e desenvolvendo relacionamentos. A Avon Brasil possui uma fábrica na cidade de São Paulo e três centros de distribuição nos estados de São Paulo, Ceará e Bahia. A empresa mantém há nove anos o Instituto Avon (www.institutoavon.org.br) e conta com um amplo programa de patrocínio a projetos de investimento sociocultural em várias localidades do país. Desde 2010, apoia também projetos relacionados à campanha global da Avon Viva o Amanhã mais Verde (www.vivaoamanhamaisverde.com.br), com objetivo de restaurar áreas verdes do planeta em risco de extinção. |Avon Brasil: www.avon.com.br

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização não governamental que desenvolve projetos de conservação em mais de 35 países. Atuando no Brasil desde 1988, a organização tem a missão de conservar as terras e águas das quais a vida depende. A TNC promove iniciativas nos principais biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal –, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais. Na Amazônia, a organização vem trabalhando para facilitar e promover a conservação de terras indígenas há mais de dez anos, além de desenvolver ações para a regularização ambiental de municípios estratégicos e para minimizar as causas e efeitos das mudanças climáticas. Atualmente, a organização e seus mais de um milhão de membros ajudam a proteger 130 milhões de hectares em todo o mundo.[emwww.tnc.org.br].

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