Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/09/2007 - 14:03

Alpina Briggs promove intercâmbio entre empresas nacionais e internacionais

A Alpina Briggs realiza o 1° Seminário Internacional de Emergências Ambientais na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 2 e 3 de outubro. O evento, inédito no País, tem por finalidade reunir especialistas da Alpina e das principais empresas internacionais desse segmento para promover a troca de experiências e fomentar o setor.

“Este evento irá enriquecer o setor porque possibilitará a troca de experiências entre os profissionais”, afirma o coordenador de treinamento da Alpina Briggs Mark Francis.

Para ele, além do intercâmbio profissional, o seminário será também um “encontro de amigos”. “Sempre estamos em contatos com essas empresas, grandes parceiras da Alpina, então este seminário irá estreitar e fortalecer esse relacionamento de amizade e profissionalismo”, destaca.

Em uma de suas palestras durante o seminário, Francis irá traçar um panorama histórico de incidentes ambientais com vazamento de petróleo, ocorridos no decorrer dos anos e as ações tomadas para mitigar o problema. O propósito é demonstrar aos presentes a importâncias de empresas preparadas e bem equipadas para combater essas emergências. O outro tópico abordado será “Treinamentos e técnicas de aprendizado a distancia”. Ele vai explicar sobre um novo sistema que permite fazer treinamento remoto, por meio de software.

O consultor técnico e comercial da Alpina Ambiental, Fernando Domingues, ministrará uma palestra sobre as novas tecnologias e equipamentos desenvolvidos pela Alpina. “Para ratificar a importância de parcerias internacionais vou comentar sobre os equipamentos importados pela empresa e adaptados à realidade brasileira, como por exemplo, o recolhedor de óleo de alta performance com escovas rotativas”, explica.

Novas regulamentações para o setor serão abordadas no seminário no primeiro dia (2). O especialista chileno Emilio Leon irá explicar as novas regulamentações para derramamentos de produtos químicos.

"Gestão de Incidente Internacional" será o tema da palestra do especialista inglês Ali MacRae, que terá como objetivo orientar gerentes e coordenadores na atuação de emergências.

Para fechar a sessão de palestra do dia, Hector Ochoa da Pemex (México) irá comentar sobre o simulado que aconteceu no México em 2006, denominado Mexus Arietis e envolveu a Guarda Costeira Americana, Pemex e especialistas em combate a derramamento de petróleo como a Alpina Briggs que esteve presente nas operações e nos treinamentos da comunidade: "Formação de Agentes ambientais" e On Scene Commander.

Apresentação de novos equipamentos e tecnologias marcará o segundo dia de palestras (3). A empresa SMIT abrirá o evento com o tema "Incidentes e técnicas de salvatagem”, logo depois o Sistema de rastreamento de óleo por radar será explicado pelo consultor Perry Mason da Inglaterra.

Estratégias para atender emergências de capotagem de caminhão tanque será o tema abordado pelo especialista Steve Guy da empresa escocesa Briggs Marine.

A palestra "Gestão de Emergência na Petrobras" será comandada por Jayme Seta da Petrobras. Para fechar o seminário, haverá a apresentação da palestra "A importância da cooperação internacional".

Sobre a Alpina Briggs/Qualificações - Em 2002, a empresa conquistou a certificação Nautical Institute, para ministrar cursos e treinamentos de combate à poluição ambiental causada por derramamentos de petróleo. No ano de 2005, a empresa foi re-certificada e ampliou sua grade de cursos. Além disto, a empresa conta com o sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001 e 14.001.

Recentemente, a Alpina Briggs tornou-se membro do ISCO - International Spill Control Organization, organização, sem fins lucrativos dedicada a elevar o nível de preparação e cooperação nas respostas a derramamento de petróleo e produtos químicos e promover o desenvolvimento técnico e competência profissional.

Estrutura - A Alpina Briggs opera mais de 35 bases, entre elas a maior parte dos CDAs – Centros de Defesa Ambiental da Petrobrás e os CRES – Centros de Resposta a Emergência da Transpetro, contando ainda com o Centro de Proteção Ambiental em Niterói (RJ) e Grupos de Emergência em São Luiz (MA), Salvador (BA) e Belém (PA). Toda esta estrutura está preparada para atender emergências 24 horas por dia – 7 dias por semana, pois conta com mão de obra fixa e especializada em cada um dos centros. Essas bases contam com um conjunto completo de equipamentos, como barreiras de contenção, recolhedores de óleo, absorvedores, entre outros.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira