Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/06/2012 - 07:58

Apenas 26% dos brasileiros reciclam frequentemente

Pesquisa Target Group Index mostra que 86% da população concorda que reciclar é dever de todos, mas poucos colocam o conceito em prática.

São Paulo – Apesar de todos os esforços de conscientização para a preservação do meio ambiente, pesquisa do IBOPE Media revela que a mudança dos hábitos dos brasileiros ainda é muito lenta. De acordo com o Target Group Index, que ouviu 10.368 pessoas entre julho de 2011 e fevereiro de 2012, apenas 26% dos entrevistados disseram reciclar sempre ou frequentemente, apesar de 86% concordarem que isso é dever de todos.

Outras ações relacionadas à reutilização, redução e reciclagem, como reuso de materiais, uso de sacolas/bolsas durante as compras e evitar comprar produtos em função do tamanho da embalagem, também são pouco praticadas pela população.

.Fonte: Target Group Index, BrY13w1 (jul/2011 a fev/2012).

A pesquisa mostra que existe uma concentração maior de “recicladores” entre as pessoas de 35 a 75 anos. A reutilização de materiais é mais evidente entre aqueles de 20 a 24 anos.

.Fonte: Target Group Index, BrY13w1 (jul/2011 a fev/2012).

Com relação à reciclagem, não há um comportamento nacional homogêneo. Pelo contrário, há grandes distorções ao longo do país. Mais de um quarto dos brasileiros (26%) pesquisados afirmou reciclar sempre ou frequentemente. Mas este dado varia muito, chegando a 45% em Curitiba e apenas 3% em Brasília. Destes mercados, São Paulo (24%), Belo Horizonte (23%) e Curitiba (22%) são os que mais reutilizam itens.

Sacolas plásticas - As novas leis de distribuição de sacolas plásticas ainda não surtiram o efeito desejado, ou seja, uma grande redução de sua utilização. Porém o hábito de levar bolsas e sacolas próprias quando se vai às compras já está começando a ser incorporado na rotina dos brasileiros. Em Belo Horizonte, onde a lei existe desde o ano passado, quase metade da população (48%) afirma usar sempre ou frequentemente sacolas e bolsas próprias para fazer compras. Em São Paulo, este percentual ainda é pequeno (19%) e em algumas capitais do nordeste este hábito ainda tem muito a ser desenvolvido.

Na hora da compra, o brasileiro está muito longe de deixar de consumir algo por causa do excesso de embalagem. Apenas 1% afirma que o fariam em Brasília e Recife. São Paulo tem o maior índice, 7%.

.Fonte: Target Group Index, BrY13w1 (jul/2011 a fev/2012).

Conhecimento -A maior parte dos brasileiros diz ter interesse pela natureza (71%). Mas, quando questionados sobre assuntos ligados ao meio ambiente, o conhecimento ainda é baixo. No caso das questões sobre crédito de carbono, apenas 13% dos brasileiros investigados dizem conhecer ou conhecer muito sobre o assunto. Quanto à pegada de carbono, a situação é a mesma, sendo este assunto conhecido ou muito conhecido por 15% da população. O destaque um pouco mais positivo se dá para a mudança de clima, que apresenta 68% de respondentes com algum conhecimento sobre este tema.

.Fonte: Target Group Index, BrY13w1 (jul/2011 a fev/2012) .

Outras práticas -Grande parte da população está atenta às praticas sustentáveis. Assim, 70% dizem estar dispostos a pagar mais por um produto saudável para o meio ambiente ou mesmo dispostos a mudar o estilo de vida para beneficiar o meio ambiente (61%). Esforços para a redução no consumo de água, gás e eletricidade do domicílio são os mais evidentes, com índices de 73% e 72% de prática frequente. Este comportamento é maior entre os mais velhos.

Outra prática sustentável é a de se poupar água. Apenas 8% deixam a torneira aberta enquanto escovam os dentes.

Já 44% dos entrevistados dizem manter equipamentos como TV e computador em standy by.

.Fonte: Target Group Index, BrY13w1 (jul/2011 a fev/2012).

Metodologia -As entrevistas foram realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste. Universo Pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos.

O Target Group Index é um estudo single source sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas. Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todo o questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 220 categorias de produtos, 3.100 marcas e 700 veículos de comunicação presentes no estudo.

O IBOPE Media é a maior empresa latino-americana de pesquisa de mídia. Especializada no monitoramento de meios de comunicação e sua relação com os consumidores, a empresa provê a seus clientes sistemas de apoio baseados principalmente em pesquisa de mídia, serviços analíticos e consultivos para subsidiar a tomada de decisão de negócios. Possui operações em 14 países da América Latina e um escritório comercial em Miami, responsável pelo atendimento a clientes internacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira