Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/06/2012 - 08:52

Agenda oficial da Rio+20 é lançada em evento no Rio de Janeiro

Diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, chama a atenção para o diálogo entre as nações e adverte sobre excessos dos países chamados de primeiro mundo.

No dia 04 de junho (segunda-feira), aconteceu no Museu do Universo, no Planetário da Gávea, o lançamento da ‘Agenda Rio+20 e Você’, marcando uma série de atividades em torno da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – a Rio+20. O tema desta edição é ‘O Futuro Que Queremos no Universo do Desenvolvimento Sustentável’. Estiveram presentes ambientalistas, empresários, o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, da Cidade do Rio de Janeiro, Carlos Alberto Muniz, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, iniciou sua palestra, “O Mundo se encontra na cidade Rio+20 e você”, logo após cerimônia de hasteamento de bandeiras, na qual esteve presente o astronauta brasileiro e embaixador da boa vontade da ONUDI, Marcos Pontes.

Já no início, Samek lembrou que, em 2003, foi convidado para assumir a diretoria de Itaipu – a maior usina hidrelétrica do planeta em produção de energia – com um nobre desafio. “Junto com esse cargo, recebi uma incumbência: a de não esquecer que a menos de um quilômetro do meu escritório havia gente passando fome”, relembra.

Samek ressaltou que foram desenvolvidas mais de uma centena de projetos e explicou que a Itaipu trabalha desde a menor até a maior geração de energia. “No entorno da região existem muitos suínos que se alimentam e geram muita sujeira. Hoje, essa sujeira é transformada em energia”, disse, em referência ao projeto de biodigestores que produzem energia a partir de dejetos suínos.

Ao final de seu discurso, Samek falou de suas expectativas com a Conferência da ONU e alertou para a preocupação ambiental planetária. “Espero da Rio+20 que o mundo faça sua integração de forma mais inteligente. Teremos que ter coragem de derrubar muros e eliminar excessos dos países que são chamados de primeiro mundo, mas não têm nenhuma sustentabilidade. Temos certeza que estamos escrevendo o futuro. Vamos mostrar ao mundo que podemos conviver com o progresso e ter profundo respeito com o meio ambiente”, concluiu.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou em sua palestra que o Brasil tem uma matriz energética expressiva. “A participação da matriz renovável na geração de energia do Reino Unido é de 6,4%, e na Holanda 4%. No nosso país é de 46%, avançando para 50%. É preciso conhecer antes de dizer que não tem.” Segundo a ministra, o país precisa traduzir discussões em ações concretas, e é isso que ela espera da Rio+20.

O evento ainda prestou homenagem ao embaixador honorário da “Rio+20 e Você”, o biólogo e ambientalista, Dr. Paulo Nogueira Neto. No encerramento, houve a participação da Orquestra de Violões do Forte de Copacabana e a abertura de diversas exposições relacionadas à temática da Conferência. [www.itaipu.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira