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07/06/2012 - 09:48

Brasileiros estão mais dispostos a tomar atitudes para proteção do meio ambiente

De acordo com pesquisa do Ministério do Meio Ambiente, maioria das ações citadas está ligada à economia doméstica. Mais de 90% dos brasileiros já realizam ou consideram possível uma maior redução do consumo de água, energia e gás em casa.

O brasileiro está cada vez mais disposto a tomar atitudes para proteção do meio ambiente, é o que diz a pesquisa “O que o brasileiro pensa do meio ambiente e do consumo sustentável”, que acaba de ser divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Unilever, PepsiCo e Walmart. A pesquisa, que continua uma série histórica iniciada em 1991, também aponta que mais da metade da população brasileira ainda não têm conhecimento sobre o que significa “Desenvolvimento Sustentável”. Porém, ¼ dos 47% que ouviram falar, sabem o que o termo significa e apontou corretamente a opção “cuidar do meio ambiente, das pessoas e da economia do país ao mesmo tempo”. A opção mais apontada foi novamente a que relaciona desenvolvimento sustentável à não destruição dos recursos naturais.

Segundo o estudo, as principais atitudes que os brasileiros estariam dispostos a tomar para preservar o meio ambiente estão relacionadas à economia doméstica - separação do lixo da própria casa (86%), redução do consumo de energia elétrica (61%), eliminação do desperdício de água (58%) e redução do consumo de gás na residência (22%). Porém, quando questionados sobre a prática de hábitos voltados à preservação do meio ambiente, a maioria dos brasileiros ainda não demonstra exercitá-los de maneira intensa e cotidiana.

“A Unilever, como uma empresa que trouxe a sustentabilidade para o coração do seu negócio, enxerga esta pesquisa como uma grande oportunidade de trabalharmos em parceria com o consumidor em busca de um melhor entendimento sobre pequenas ações que podemos fazer no nosso dia-a-dia para um mundo mais sustentável”, afirma Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil. “Por isso, continuaremos investindo em ações de engajamento, como a campanha Cada Gesto Conta, e no desenvolvimento de produtos sustentáveis, como OMO e Surf Líquidos Super Concentrados, como forma de colaborarmos para esta mudança de paradigma da sociedade.”

Na pesquisa, o tema “Meio Ambiente” já aparece como o 6º maior problema do Brasil, com 13%, ultrapassando outros problemas que se destacavam em pesquisas anteriores, como “Moradia”, “Falta de Fé”, “Distribuição de Renda”, “Custo de Vida” e “Inflação”. O consumidor brasileiro também mostrou mais motivação para comprar produtos orgânicos e produzidos de maneira ambientalmente correta - 85% afirmam que ficariam mais motivados a comprar produtos ambientalmente corretos, enquanto que para 12% essa característica não faz diferença no momento de compra de um produto. Este índice era de 76% e 17% na edição anterior de 2006, respectivamente.

“A pesquisa mostra que existe cada vez mais a disposição do brasileiro em entender e participar de um mundo mais sustentável. E as empresas, como parte importante desta relação entre economia, sociedade e meio ambiente, precisam estar atentas para incentivá-lo a fazer parte desta mudança de maneira consciente”, diz Fernandez.

Outros destaques da pesquisa -22 em cada 100 brasileiros afirmam ter ouvido falar da Conferência “RIO +20”. Dentre os que afirmaram ter conhecimento sobre a conferência, 89% acham que o evento vai focar em aspectos de mudança sobre a forma como a sociedade utiliza os recursos naturais do Planeta mostrando que no senso comum, o vínculo que se faz é com o meio ambiente, na realidade apenas uma das dimensões da Rio +20.

.A população brasileira se mostra dividida quanto ao sentimento que possui em relação ao Brasil: 43% dos brasileiros declaram sentirem-se muito orgulhosos com o país; entretanto, 48% afirmaram ter pouco orgulho do Brasil no momento atual, e 9% não têm nenhum orgulho do país.

.Dentre os principais motivos de orgulho da população com relação ao Brasil, destacam-se as razões ligadas ao meio ambiente, ao desenvolvimento socioeconômico e às próprias características da população.

. “Saúde / Hospitais” são o principal problema do país para os brasileiros, na atualidade. Em 2º lugar aparece o item “Violência / Criminalidade”. O “Desemprego”, que há 6 anos atrás era o principal problema do Brasil, aparece agora como 3º mais citado.

.Praticamente 100% da população brasileira considera importante o “cuidado / proteção” do meio ambiente, destacando a concepção de que o meio ambiente faz parte da vida humana, sendo necessário à sobrevivência e a um futuro melhor para a humanidade.

.A mulher é quem exerce o maior poder de decisão quando o assunto é a compra de produtos para o domicílio, de qualquer natureza.

. A população desconhece o que seja uma “Empresa Cidadã”, mas aponta ações e valores que devem ser respeitados por empresas desta natureza.

. A população brasileira admite ser pouco informada sobre assuntos referentes ao meio ambiente e à ecologia.

.Entidades ecológicas, meios de comunicação e cientistas são bem avaliados pela população brasileira quanto à sua atuação em prol do meio ambiente.

A Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, presente em mais de 190 países e com mais de 171 mil funcionários. O grupo anglo-holandês tem em seu portfólio algumas das marcas mais conhecidas e amadas do mundo, como Knorr, Seda, OMO, Helmann’s e Dove.

Segunda maior operação da empresa no mundo, a Unilever Brasil conta com cerca de 13.000 funcionários, 11 fábricas e seis escritórios nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco. Com mais de 80 anos de atuação no Brasil, a empresa é líder em dez das 13 categorias em que atua no país, nos mercados de beleza e higiene, limpeza doméstica, sorvetes e alimentos e lança cerca de 60 novos produtos por ano.

A subsidiária brasileira encerrou o ano de 2011 com um faturamento bruto de R$ 12,1 bilhões e é a segunda maior anunciante do país, com investimentos de R$ 2,6 bilhões em propaganda no ano.

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