Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2012 - 10:32

Rio+20: setor público deve se envolver mais em projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo, afirma pesquisador da USP

Coordenador e um dos autores principais do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional sobre mudanças climáticas, economista da FEA-RP participará de workshop sobre Investimentos e Recursos Financeiros.

O economista Eliezer Martins Diniz, professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP, pós-doutorado pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, será um dos palestrantes do workshop “Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas no Brasil”, promovido pelo Painel Brasileiro de Mudança Climáticas, que acontece dia 15 de junho no Rio de Janeiro. O workshop, que reúne os principais pesquisadores sobre mudanças climáticas no Brasil, é o principal evento científico paralelo à Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 15 a 22 de junho, no Rio de Janeiro.

Diniz, que desenvolve pesquisas sobre crescimento econômico, economia da mudança climática e desenvolvimento econômico, concluiu que o setor público deve se envolver mais com a questão climática, principalmente em setores estratégicos que mereceriam projetos de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo como Saneamento, com projetos sobre resíduos sólidos e efluentes; Energia, nas áreas de geração, eficiência industrial e residencial e distribuição, e Transportes, neste caso especificamente biocombustíveis.

“O governo pode atuar, por exemplo, por meio da implementação de medidas de fomento, sejam linhas de crédito ou outras alternativas”, afirma Diniz. O pesquisador destaca ainda a questão tecnológica, a qual precisa ser solucionada no país. “O desenvolvimento de tecnologias nacionais, em empresas privadas ou universidades, deve ser fomentado com mecanismos de incentivo específicos”, avalia o pesquisador. “É importante também que haja estabilidade institucional e legal para que multinacionais possam adotar suas tecnologias em nosso país, transferindo-as e adaptando-as ao contexto nacional”, completa ele.

Diniz é um dos Coordenadores e dos Autores Principais do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1), produzido por especialistas do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC) a fim de sintetizar as principais pesquisas na área, e cujo primeiro volume será lançado durante a Rio+20.

USP na Rio+20 -A Universidade de São Paulo também estará presente com um estande no espaço de exposições da RIO+20 (Pier Mauá – Armazém 1), de 13 a 24 de junho de 2012. O professor Eliezer Martins Diniz foi um dos pesquisadores selecionados para expor no local sua pesquisa “Crescimento Econômico, Mudanças Climáticas e Poluição”. O economista também estará no estande para se relacionar com pesquisadores e visitantes de todo o mundo que possuam interesse em temas correlatos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira