Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2012 - 10:41

Escola de Gente participa de eventos paralelos à Rio +20

A ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, dedicada a criar e monitorar políticas públicas inclusivas para pessoas com deficiência, especialmente que vivem na pobreza, participará ativamente durante o mês de junho das programações da Rio +20. Entre apresentações do grupo teatral Os Inclusos e os Sisos e participações em importantes painéis do evento, a organização irá defender sua premissa de que não há sustentabilidade sem acessibilidade.

A atuação da ONG, que desde 2005 integra o Conselho Nacional de Juventude da presidência da República, começou no último dia 07 com “Conferência da Juventude para a Rio +20 – Youth Blast”, que acontece até o dia 12 de junho, no Centro de Convenções Sulamérica. O evento é o principal espaço para juventude mundial influenciar no processo oficial da Rio +20, definindo estratégias de participação e incidência, além da agenda pós conferência. A Escola de Gente participa com o Oficineiro da Inclusão Felipe Magalhães, que irá realizar uma Oficina Inclusiva para 25 pessoas. Felipe é um das dezenas de jovens já formados pela Escola de Gente para multiplicar essa metodologia, criada pela organização e já realizada mais de 400 vezes em diferentes continentes do mundo.

No dia 13 de junho (quarta-feira), é a vez do “Encontro da Juventude e Educação para a Sustentabilidade”, evento promovido pela Secretaria Nacional de Juventude e o Ministério da Educação que reunirá cerca de 500 jovens para dialogar sobre suas experiências em educação para a sustentabilidade, no Campus do Fundão da UFRJ. No encontro, a Escola de Gente será representada por sua superintendente adjunta, Claudia Maia. Ainda no dia 13, como parte das comemorações pela semana do Meio Ambiente, o coordenador técnico da Escola de Gente, Felipe Ferreira, irá participar do debate “Juventude e Sustentabilidade”, no Teatro do Jardim Botânico, falando sobre os desafios da sustentabilidade.

Na mesma semana, no dia 16 de junho, o grupo Os Inclusos e os Sisos- Teatro de Mobilização pela diversidade, projeto de arte e transformação da Escola de Gente, se apresenta no Fórum de Empreendedorismo Social na Nova Economia, no espaço Humanidade2012, montado especialmente para a Rio+20, no Forte de Copacabana. O evento, realizado pelas organizações Ashoka, Fundación Avina, Skoll Foundation e Fundação Roberto Marinho, irá reunir cidadãos, empreendedores sociais, associações e governos na busca por ideias e ações práticas que contribuam para a agenda da sustentabilidade e uma nova economia.

A programação do dia 16 terá continuidade com o II Fórum Mundial de Mídia Livre, que reunirá blogueiros e internautas, ativistas, rádios e TVs comunitárias, pontos de cultura e também agências, revistas e emissoras alternativas comprometidas com a luta pelo conhecimento livre. O Oficineiro da Inclusão Felipe Magalhães representará a Escola de Gente e irá realizar uma Oficina Inclusiva para 25 pessoas. No dia seguinte, 17 de junho, a Escola de Gente participará do debate Juventude Brasileira e Participação Social, onde irá apresentar e dividir sua experiência de 10 anos atuando com mobilização de jovens no país. O encontro, promovido pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude, acontecerá na Arena Socioambiental.

Finalizando sua participação na Rio +20, no dia 18 a Escola de Gente estará presente no painel sobre a criação do Fórum Permanente de Juventude das Nações Unidas, no Teatro do Oi Futuro, em Ipanema. O objetivo deste encontro é traçar uma estratégia em conjunto para que o Fórum seja aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da ONU e pela Assembleia Geral da ONU. O evento, também realizado pela Secretaria Nacional de Juventude e pelo Conselho Nacional de Juventude, contará com a participação da superintendente adjunta da Escola de Gente, Claudia Maia.

A Escola de Gente entende que sem ampla oferta de acessibilidade não há como garantir direitos à população brasileira com alguma deficiência, especialmente quando vive na pobreza. “A não garantia de direitos fundamentais para as mais de 30 milhões de pessoas com deficiência que moram no Brasil torna inviável qualquer projeto de sustentabilidade para o país, mesmo em pequenas comunidades. Como contribuir para que os municípios brasileiros avancem em suas metas de inclusão, acessibilidade e sustentabilidade? É este o nosso desafio”, conclui Claudia Werneck.

Escola de Gente -Completando dez anos de atuação em 2012, a Escola de Gente – Comunicação em Inclusão é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que trabalha a favor da inclusão de grupos em situação de vulnerabilidade na sociedade, especialmente crianças, adolescentes e jovens com deficiência que vivem na pobreza. Através de ações de Comunicação, Cultura e Educação, a Escola de Gente tem como objetivo democratizar o conceito e a prática da sociedade inclusiva. A organização incide em políticas públicas e integra o Conselho Nacional de Juventude, o Fórum de Juventudes do estado do Rio de Janeiro e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entre outras redes.

A Escola de Gente conta atualmente com o patrocínio master da Vale.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira