Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/10/2007 - 08:31

Comunidade apóia proposta de ampliação do Parque Estadual da Tiririca

A proposta de ampliação do Parque Estadual da Tiririca teve apoio unânime dos participantes da Consulta Pública promovida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) nesta quarta-feira (26/09), no Colégio Itapuca, em Niterói. Mais de 100 participantes, entre os quais pescadores artesanais de Itaipu, sitiantes da Serra da Tiririca e comunidade tradicional do Morro das Andorinhas, além de representantes de órgãos públicos e de organizações não-governamentais, estiveram presentes e tiraram dúvidas a respeito da proposta, que prevê a anexação de uma área de 186 hectares ao parque.

O presidente do IEF/RJ, André Ilha, que fez a abertura da reunião, anunciou que o projeto de demarcação física do Parque Estadual da Tiririca será analisado durante a próxima reunião da Câmara Estadual de Compensação Ambiental. Este é um dos vários investimentos na unidade, que também será uma das primeiras no estado, ao lado do Parque Estadual da Ilha Grande, a contar com um corpo de Guarda-Parques.

- A demarcação física é uma medida importante para que se saiba com exatidão onde estão os limites definitivos do parque, fixados recentemente pela Assembléia Legislativa. Desta forma, será possível solucionar a série de dúvidas que frequentemente surgem a respeito desse tema – afirmou André Ilha.

Ele ressaltou o apoio que a comunidade de Niterói e Maricá vem prestando à administração da unidade. A própria proposta de ampliação está sendo encaminhada por uma organização não-governamental, o Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói (CCRON), e abrange, além das áreas úmidas do entorno da Lagoa de Itaipu, as Dunas Grande e Pequena e o Sambaqui Camboinhas.

A presença de sambaquis e sítios arqueológicos na região também despertou o interesse de comunidades indígenas, que participaram da reunião e apoiaram a proposta de inclusão no parque. Também estiveram presentes representantes do Ibama, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Serla e Prefeitura de Niterói, além da presidente do CCRON, Kátia Vallado, e do biólogo Carlos Jamel, responsável pelo estudo técnico sobre a área.

A reunião contou com a participação do superintendente de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente, Paulo Bidegain, e da diretora de Conservação da Natureza do IEF/RJ, Alba Simon. De acordo com a diretora, as manifestações positivas à ampliação durante a consulta pública são uma comprovação do apoio público à medida, que será transformada numa proposta oficial, a ser encaminhada em breve à Secretaria do Ambiente.

- Houve algumas dúvidas a respeito da presença de comunidades, mas os moradores não precisam se preocupar, porque a ampliação não abrange áreas com moradias. Toda a região a ser incluída é constituída por terras públicas, sem nenhum problema fundiário – explicou Alba Simon.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira