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13/06/2012 - 09:32

Grupo Mundo Verde lança nova franquia na ABF Franchising 2012

Verdano Fresh Food inova com conceito de alimentação rápida e saudável de verdade, que valoriza princípios sustentáveis do mobiliário ao cardápio.

O mercado de alimentos saudáveis no Brasil é de R$ 40 bilhões e deve crescer 40% até 2015 atingindo uma marca superior a R$ 50 bilhões, segundo dados divulgados em 2010 pelo Euromonitor. De olho nesta tendência, o Grupo Mundo Verde desenvolveu um novo conceito em alimentação rápida e saudável de verdade: o Verdano Fresh Food, que acaba de estrear no mercado de franquias e estará presente na ABF Expo Franchising, de 13 a 16 de junho (quarta a sábado), em São Paulo. A previsão é conquistar pelo menos 10 potenciais franqueados no evento, com previsão de abertura de lojas já a partir de 2013.

A chegada a São Paulo faz parte da ousada estratégia de expansão da nova rede de restaurantes, que planeja chegar a 150 unidades até 2016. "Queremos crescer na capital, na Grande São Paulo e no interior paulista e, posteriormente, em outras regiões do Sudeste e também o Nordeste, onde já é forte a presença do Mundo Verde", afirma o diretor-executivo do Verdano, João Penna. Para esta operação, o Verdano desenvolverá uma cadeia de suprimentos local, além dos fornecedores nacionais, com capacidade de atender todo o País.

Embalada no sucesso de sua loja-conceito, aberta em junho de 2011, no Centro do Rio de Janeiro, com média de 6 mil clientes/mês, o Verdano acaba de abrir sua primeira franquia na cidade, no Shopping Nova América, em Del Castilho, zona norte carioca. Em agosto, abre mais uma loja própria, desta vez no Barrashopping, na zona oeste. Até o fim de 2012, serão oito lojas do Verdano Fresh Food em funcionamento no Rio, especialmente em shoppings centers, foco da expansão da rede.

Com o aquecimento da economia no Brasil, a expansão do consumo e o crescimento da classe C, a meta da rede é levar o conceito fresh food para diferentes públicos e não somente àqueles já identificados com um estilo de vida mais saudável. "Afinal, comer bem e de forma saudável não é luxo, nem comportamento de nicho", afirma João Penna. O investimento inicial para o franqueado é de R$ 370 mil (já incluída a taxa de franquia), fora o ponto comercial.

Como surgiu o negócio -O novo negócio surgiu em pesquisa realizada com 2.700 consumidores das lojas Mundo Verde, entre outubro e dezembro de 2009, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Das pessoas entrevistadas, 80% informaram que sentiam falta de uma alternativa saudável, rápida e, ao mesmo tempo, saborosa fora do lar. Para criar o exclusivo conceito fresh food do Verdano, o grupo buscou inspiração em grandes redes de alimentação saudável nos Estados Unidos e Europa. Como a londrina Pret a Manger, criada em 1986, que já possui mais de 300 pontos em todo o mundo.

"Nestas referências, aproveitamos estudos de redes internacionais onde o conceito de fresh food já é bem desenvolvido e trouxemos, por exemplo, o conceito de grab'n go (pegue e leve) de autosserviço, do qual somos os pioneiros no Brasil. Além disso, postamos na credibilidade da rede Mundo Verde que, em seus 25 anos no mercado, possui expertise e notório reconhecimento como referência no setor de alimentação saudável", afirma Sergio Bocayuva, CEO do Grupo Mundo Verde.

O modelo de negócio foi desenvolvido para que a franquia seja de fácil operação, reduzindo ao máximo a necessidade de preparo dos alimentos e excluindo processos em que fosse necessário assar ou fritar pratos. "A ideia é proporcionar maior praticidade e eficácia no atendimento aos clientes e na gestão do negócio, e ao mesmo tempo garantir o sabor, a qualidade e o equilíbrio nutricional dos pratos", explica João Penna.

Saudável e também sustentável-Não é apenas a qualidade da alimentação que conta. "Os princípios de sustentabilidade que sempre nortearam os negócios do Grupo Mundo Verde também fazem do Verdano Fresh Food um projeto ainda mais especial", explica João Penna. A preocupação com a sustentabilidade ambiental já faz parte do DNA do Verdano (que significa Verde + Humano) e vai desde o cardápio - que inclui alimentos frescos e naturais, como frutas, verduras e legumes, na maioria orgânicos (sem agrotóxicos) - até a arquitetura das lojas e o dia a dia da operação.

Práticas sustentáveis como gestão de resíduos, eficiência energética, uso racional e reuso da água, coleta seletiva de lixo, reaproveitamento de material antes descartado e adoção de plástico reciclável, feito de garrafas PET, estão na rotina das lojas Verdano. Já na entrada da loja piloto da Rua Buenos Aires 16, no Centro do Rio, o cliente se depara com recipientes para coleta seletiva de lixo, além de plantas e decoração que remete ao colorido do cardápio. A ideia é incentivar os clientes a separar materiais como plástico, vidro e papel, que são direcionados a uma cooperativa de catadores, ajudando na geração de renda de diversas famílias.

O mobiliário também revela a preocupação ambiental: mesas com tampo em madeira de demolição e cadeiras com assento revestido em material ecológico. Com 165 metros quadrados, foram incluídos outros itens sustentáveis ao projeto como a iluminação, que é feita com lâmpadas fluorescentes e led. Já na fase de obras e montagem, as duas lojas empregaram materiais ecologicamente corretos, como revestimentos de bambu prensado; tintas fabricadas com pigmentos de terra, sem metais pesados; pastilhas de vidro reciclado e piso em cerâmica fabricada com reaproveitamento de matéria-prima e utilização de silestone, alternativa ao granito e ao mármore.

A marca também tem reduzido cada vez mais o uso do material plástico em suas operações, tendo substituído os bols (recipientes que servem as saladas) por recipientes de louça. No início, os talheres eram descartáveis, feitos com plástico de garrafa PET, que acabaram sendo substituídos pelo inox, para agradar os consumidores.

A mistura dos conceitos de sustentabilidade e alimentação saudável e saborosa pesou na escolha da empresária Cristina Marques, que assume a franquia do Nova América ao lado do filho, Renato Bastos Neto. "Aliados à mudança de hábitos do consumidor e ao crescimento desse mercado, existe também a credibilidade do Mundo Verde", ressalta a franqueada, que prevê conquistar 300 pessoas diariamente, na maioria frequentadores do shopping, funcionários de empresas e estudantes de universidades próximas, de todas as idades. .[Telefone:(24) 2220-6300 |Site: www.verdano.com.br | Email: [email protected]. Br].

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