Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2012 - 09:12

Humane Society International promove “Segunda Sem Carne” na Rio+20

Brasil - Dada a crescente evidência sobre a necessidade de uma maior proteção ambiental, fica claro que uma das principais causas dos danos ao meio ambiente é a produção anual de mais de 67 bilhões de animais terrestres para consumo humano. Enquanto os encontros preparatórios da Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável, ou Rio+20, começaram esta semana no Rio de Janeiro, a Humane Society International (HSI) participará promovendo a “Segunda Sem Carne”.

Um movimento internacional de cunho popular que começou em 2003 na Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health nos Estados Unidos, os participantes da Segunda Sem Carne tiram a carne do cardápio um dia da semana pela saúde humana e do planeta. Dado o foco da Rio+20 em uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável, bem como a atenção para uma produção sustentável e os padrões de consumo, a HSI acredita que a redução do consumo de carne deve estar incluída nos debates que ocorrerão durante a conferência.

“Seja qual for o foco das organizações que estarão na Rio+20 – bem-estar animal, mudanças climáticas, florestas, saúde pública, poluição ambiental ou agricultura sustentável -, a Segunda Sem Carne está alinhada com a sua missão”, afirma Guilherme Carvalho, Gerente de Campanhas da HSI no Brasil. “É um movimento que todos podem apoiar”.

Presente em campanhas em mais de 20 países, incluindo o Brasil, a Segunda Sem Carne também reduz o sofrimento animal. É apoiada por autoridades científicas como o presidente do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, Rajendra Pachauri, e por inúmeras celebridades como o ex-Beatle Paul McCartney, a apresentadora norteamericana Oprah Wnfrey e o músico e ex-ministro brasileiro do Meio Ambiente Gilberto Gil.

Fatos: · A pecuária industrial é responsável por quase um quinto de todas as emissões de gases de efeito estufa causadas por atividades humanas e é reconhecida pela FAO como os “dois ou três maiores responsáveis pelos mais sérios problemas ambientais, em todas as escalas, da local à global”

· A expansão do pasto para pecuária é um fator chave do desmatamento, principalmente na América Latina

· Em todo o mundo, nós usamos mais terras para criar e alimentar animais de produção do que para qualquer outro propósito. Mais de 97% do farelo de soja e mais de 60% da cevada e do milho produzidos globalmente são dados a esses animais

· A agricultura animal não apenas prejudica o meio ambiente, mas também causa sofrimento aos animais. Dezenas de milhões de animais no Brasil são confinados por toda a sua vida em pequenas gaiolas ou celas nas granjas industriais

· Opções de alimento sem carne ajudam a melhorar a saúde como um todo. Muitas doenças crônicas podem ser prevenidas, tratadas e, em alguns casos, revertidas com uma dieta de origem vegetal

· Todos nós podemos diminuir a nossa pegada ambiental reduzindo o consume de carnes, ovos e laticínios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira