Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2012 - 09:23

UNICA leva à ‘Conferência Rio +20’ a história da indústria da cana-de-açúcar em aplicativo multiplataforma desenvolvido pelo Grupo TV1

Espaço da União da Indústria de Cana-de-Açúcar traz conteúdo multimídia, criado em HTML5 pela TV1 Vídeo e TV1.Com, e disponível para Apple, Android e também na web.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável começou hoje no Rio de Janeiro (até 22/06), e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) estará presente com a proposta de mostrar ao público do evento, de forma inovadora, a evolução do setor sucroenergético brasileiro e sua importante contribuição para um futuro mais sustentável no planeta.

Para isso, a TV1 Vídeo e a TV1.Com criaram um conteúdo multimídia em forma de linha do tempo interativa, com textos, imagens, vídeos e infográfico. Tudo para contar uma história que começou no século XVI, com a produção de açúcar – primeira atividade econômica organizada do país, – e evoluiu para diversos usos, especialmente o combustível etanol.

O projeto multiplataforma, desenvolvido em HTML5 na forma de aplicativo para smartphones e tablets (iPhone, iPad e Android, na Apple Store e na Play Store), pode ser conferido em português e inglês em uma grande tela touch screen interativa no Pavilhão Brasil da Rio+20, localizado dentro da área em que o Governo Federal vai falar de energias renováveis. Além disso, estará disponível no site e, em breve, no perfil da organização no Facebook. O espaço de 4.000 m2 foi desenvolvido pela Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), para representar o país no evento.

“A ideia é ter um projeto de comunicação vivo, que pode se transformar e ser aprimorado ao longo do tempo com informação de credibilidade e interesse tanto dos brasileiros, quanto do público internacional. Com o conteúdo disponível em aplicativos variados, o visitante da Rio +20 terá a possibilidade de ‘levá-lo’ para casa, interagindo de onde estiver”, explica Eliana Arndt, diretora executiva da TV1 Vídeo.

Tecnologia inovadora-Dois meses para a criação e muitos desafios. A estrutura de navegação precisava ser amigável, visualmente atrativa e oferecer acesso via celular, tablet e site. Por isso, o Núcleo de Inovação da TV1.Com optou pelo desenvolvimento do app em HTML5, garantindo que apenas um código permitisse o uso em todas essas plataformas e em diferentes resoluções. “Acreditamos que esse seja o modelo de desenvolvimento do futuro: uma linguagem única que possa ser interpretada por diferentes tipos de dispositivos”, avalia Alexandre Cezário, diretor executivo da agência digital. A linha do tempo também tem linguagem CSS3 e animações em Javascript Canvas, que substitui o Flash.

Nas lojas virtuais para smartphones, o aplicativo terá o nome de Cane Timeline e estará disponível em duas versões: full e lite. A primeira é mais completa e, após o download, é possível navegar em modo offline; na outra, com tamanho menor, o tempo para baixar a ferramenta é mais curto, mas o usuário deve estar conectado à internet para acessar os vídeos.

A timeline da UNICA-No aplicativo, a linha do tempo da UNICA está dividida em quatro fases para contar a trajetória da indústria sucroenergética no Brasil. O destaque desse conteúdo interativo fica por conta da versatilidade da cana-de-açúcar como matéria-prima. A planta gera bioeletricidade, serve para elaborar plásticos e cosméticos e é usada na fabricação do etanol, que transformou o mercado automotivo brasileiro. Com o avanço da biotecnologia, esse combustível verde e renovável tem grande potencial para uma expansão mundial como alternativa sustentável ao fóssil, e outras pesquisas em andamento ainda podem desenvolver soluções para a aviação.

TV1 Vídeo-Referência no mercado brasileiro desde 1986, a TV1 Vídeo (www.grupotv1.com.br) evolui junto com os meios para potencializar ao máximo a comunicação por imagem na era da convergência. Valoriza as marcas na internet, como na websérie “Os Guardiões”, do Guaraná Antarctica, e nos vídeos interativos que enriquecem a experiência do usuário no e-commerce dos produtos Electrolux. Realiza documentários em várias linguagens, como os produzidos para o Portal Brasil, a página oficial do país na web, e para o Discovery Channel. Além de explorar novas tecnologias em soluções de mapping, videocenografias e videoexperience®.

TV1.Com-Pioneira na internet brasileira, a agência digital do Grupo TV1 (www.grupotv1.com.br) desenvolve e implementa, desde 1995, estratégias de marketing, negócios e branding online para algumas das principais marcas do país. Aliando estrutura tecnológica à capacidade criativa, mídia e business intelligence, soluções em mobile e expertise em redes sociais, a TV1.Com se mantém na linha de frente do mercado digital, atendendo clientes como O Boticário, Cyrela e Caixa Econômica Federal, entre outros. É também a agência do Brasil e dos brasileiros, responsável pelo portal www.brasil.gov.br.

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) é a maior organização representativa do setor de açúcar e bioetanol do Brasil. Sua criação, em 1997, resultou da fusão de diversas organizações setoriais do estado de São Paulo, após a desregulamentação do setor no país. Na safra 2012/13, mais de 50% do etanol e 60% do açúcar produzidos no Brasil vinham das cerca de 130 companhias associadas à entidade. A UNICA atua nas áreas de meio ambiente, energia, tecnologia, comércio exterior, responsabilidade social corporativa, sustentabilidade, legislação, economia e comunicação. O objetivo da organização é consolidar a indústria de cana-de-açúcar nacional como um setor competitivo e sustentável.

Apex-Brasil-A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua na promoção comercial de produtos e serviços brasileiros no exterior e na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para setores estratégicos da economia brasileira. Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Agência tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira