Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2012 - 09:23

Experiências da Fundação do Parque Tecnológico Itaipu ganham espaço na Rio+20

A Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI), que administra o centro de educação, ciência e tecnologia do PTI, criado há nove anos, na articulação e fomento de projetos para o desenvolvimento sustentável da região das três fronteiras (Brasil, Paraguai e Argentina), ganhou espaço na Rio+20.

A experiência do projeto único a funcionar dentro de uma usina - foi compartilhada nesta quarta-feira, dia 13, na Cúpula Mundial de Educação Metacognitiva, no Planetário, um dos locais onde acontece a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

O Parque Tecnológico Itaipu funciona nos antigos alojamentos da usina de Itaipu, erguidos no início das obras, daquela que seria a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. Metade do empreendimento, localizado no Rio Paraná, é do Brasil e a outra do Paraguai.

O diretor superintendente da FPTI, Juan Carlos Sotuyo, destacou o ambiente inovador do projeto, que agrega, no mesmo espaço, diferentes formas de ensino levando em consideração os mais variados aspectos socioculturais.

No PTI estão instalados alguns cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila).

Por ali circulam todos os dias 3.500 acadêmicos dessas instituições. “São pessoas que ajudam a impulsionar o processo de inovação e construção do conhecimento”, ressaltou Sotuyo. O debate reuniu diversos especialistas na área, como o presidente da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, Celso Cunha, da pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Angela Rocha dos Santos, e do chefe do Departamento de Tecnologias Sociais da Finep, Maurício França.

No PTI também funcionam projetos de educação não-formal, como o Estação Ciência, espaço que introduz a ciência de forma lúdica para estudantes da rede pública de ensino. Somente em 2011, passaram pelo local 14.308 alunos de 111 escolas diferentes.

Há ainda o Polo Astronômico Casemiro Montenegro Filho, e o Trilha Jovem, projeto que promove a inserção e ascensão profissional de jovens de 16 a 24 anos no setor de turismo.

Sotuyo também apresentou resultados na área de pesquisa e extensão. Desde sua fundação, a FPTI realizou 944 projetos, concedendo 723 bolsas de estudo (pós-graduação, mestrado e doutorado) e tendo 1514 artigos publicados.[www.itaipu.govbr].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira